MP-SP leva campanha de enfrentamento à violência doméstica a estádios de futebol
Em parceria com FPF, mensagens são exibidas nas partidas da fase final do Paulistão e na TV para incentivar denúncias e inibir crimes
São Paulo|Do R7
O MP-SP (Ministério Público de São Paulo), em parceria com a FPF (Federação Paulista de Futebol), deu início à campanha de enfrentamento da violência doméstica em estádios de futebol.
A partida entre São Paulo e São Bernardo, disputada nesta terça-feira (22) na abertura das quartas de final do Campeonato Paulista, marcou o início da ação. Haverá também ações especiais nos jogos e nas transmissões das partidas: Corinthians x Guarani, Palmeiras x Ituano e Red Bull Bragantino x Santo André, além dos duelos das semifinais e finais do Paulistão.
De acordo com o secretário especial de Políticas Criminais do MP-SP, Arthur Pinto de Lemos Júnior, o objetivo é conscientizar o público masculino, majoritário nos estádios, a prevenir e quebrar ciclos de agressões físicas e psicológicas contra a mulher.
Leia também
Segundo estatísticas do Ministério Público e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, uma a cada quatro mulheres foi vítima de violência no Brasil durante a pandemia. Isto significa que mais de 17 milhões de mulheres sofreram violência física, psicológica ou sexual no primeiro ano de isolamento por causa da Covid-19. A cada minuto, oito mulheres são agredidas no país.
Entre outras ações, a campanha estimula os torcedores a denunciar quaisquer situações de violência contra a mulher por meio do número 180.