MP vai investigar estrutura contra incêndios em hospitais de SP
Ministério Público vai analisar se hospitais estão preparados para enfrentar incêndios. Maioria dos hospitais da Prefeitura não possuem AVCB
São Paulo|Márcio Neves, do R7
O MP-SP (Ministério Público de São Paulo) abriu nesta segunda-feira (23) um inquérito civil para investigar se hospitais e prontos-socorros públicos e particulares da cidade de São Paulo estão devidamente preparados e seguros contra incêndios.
Após o incêndio que matou ao menos 14 pessoas em um hospital no Rio de janeiro, o R7 revelou que, por exemplo, a maioria dos hospitais municipais da cidade de São Paulo não possuíam o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) que assegura que o local está preparado para situações de emergências.
Leia também: Maioria dos hospitais municipais em SP não possui alvará dos Bombeiros
Os promotores querem que a Vigilância Sanitária da Secretaria Estadual de Saúde e a Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde informem como vêm sendo realizadas ações de orientação, acompanhamento e fiscalização das condições de segurança nestes locais.
O inquérito também prevê ainda o pedido de esclarecimentos ao Corpo de Bombeiros, inclusive a respeito dos hospitais e prontos-socorros que possuem auto de vistoria vigente.
No documento que instaura o inquérito, os promotores de Justiça Denise Cristina da Silva, Camila Mansour Magalhães da Silveira, Roberto Luís de Oliveira Pimentel e Marcus Vinicius Monteiro dos Santos, afirmam que "estabelecimentos hospitalares apresentam ambientes e estruturas com características específicas, gerando a necessidade de uma abordagem diferenciada para o tema".