Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Maioria dos hospitais municipais em SP não possui alvará dos Bombeiros

Segundo o Tribunal de Contas do Município, dos 18 da Prefeitura de São Paulo, 11 não possuem AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros)

São Paulo|Márcio Neves e Kaique Dalapola, do R7

Hospital do Tatuapé é o único que deu entrada no processo para obter AVCB
Hospital do Tatuapé é o único que deu entrada no processo para obter AVCB Hospital do Tatuapé é o único que deu entrada no processo para obter AVCB

A AHM (Autarquia Hospitalar Municipal), órgão que responsável pelos hospitais da Prefeitura de São Paulo, reconheceu em um ofício enviado ao TCM (Tribunal de Contas do Município) apontando que a maioria dos hospitais da rede municipal não possui o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).

De acordo com o documento, dos 18 hospitais municipais em São Paulo, 11 não possuem o alvará. Por meio de nota (íntegra abaixo), a prefeitura afirma que três hospitais estão com o AVCB em ordem.

A gestão municipal ainda afirma que uma unidade recebeu "autorização de recursos específicos para execução das obras de adequação, com vistas à obtenção do laudo AVCB". Não há informações sobre o alvará de outros três hospitais municipais. 

Leia também: Polícia Civil realiza perícia em hospital atingido por incêndio

Publicidade

O documento, emitido pelo Corpo de Bombeiros, é a garantia de que o local possui todas as medidas e planos para lidar com emergências em caso de incêndios. A informação foi verificada pelo R7 no sistema de consulta de licenças do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo.

Nesta última quinta-feira (12), um hospital particular no Rio de Janeiro pegou fogo provocando a morte de 11 pessoas e uma série de transtornos para os pacientes do local.

Publicidade

Para obter a licença, os hospitais devem cumprir uma série de requisitos de segurança e apresentar um plano de evacuação e emergência. O hospital que incendiou no Rio não possuía nenhum destes documentos.

O plano é considerado muito importante, pois é nele que fica registrado e a disposição das equipes de emergências informações sobre a localização de pessoas que devem receber prioridade no resgate, e no caso de hospitais, até em que locais e quais as condições que estas pessoas possam estar.

Publicidade

Neste documento também são informadas a localização de pontos considerados relevantes em casos de urgência, como sistema de combate ao incêndio, rede de gases, depósitos de produtos inflamáveis, além de rotas de fugas para a necessidade de evacuar o local.

Leia, abaixo, a nota da prefeitura na íntegra

"A Autarquia Hospitalar Municipal informa que os Hospitais: HM Dr Moyses Deutsch - M` Boi Mirim, HM Dr. Gilson de Cássia Marques de Carvalho - Vila Santa Catarina e HM Carmem Prudente - Cidade Tiradentes possuem o AVCB. O Hospital Municipal Infantil Menino Jesus recebeu, em agosto, autorização de recursos específicos para execução das obras de adequação, com vistas à obtenção do laudo AVCB. Os demais hospitais da rede municipal, por conta de reformas e melhorias em andamento, encontram-se em processo de regularização do documento.

A autarquia ressalta ainda que todas as unidades têm brigadas de incêndio treinadas e planos elaborado para evacuação no caso de incêndios."

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.