São Paulo Maioria dos hospitais municipais em SP não possui alvará dos Bombeiros

Maioria dos hospitais municipais em SP não possui alvará dos Bombeiros

Segundo o Tribunal de Contas do Município, dos 18 da Prefeitura de São Paulo, 11 não possuem AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros)

Nenhum hospital municipal possuí alvará dos Bombeiros em São Paulo

Hospital do Tatuapé é o único que deu entrada no processo para obter AVCB

Hospital do Tatuapé é o único que deu entrada no processo para obter AVCB

Divulgação/AHM/PMSP

A AHM (Autarquia Hospitalar Municipal), órgão que responsável pelos hospitais da Prefeitura de São Paulo, reconheceu em um ofício enviado ao TCM (Tribunal de Contas do Município) apontando que a maioria dos hospitais da rede municipal não possui o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).

De acordo com o documento, dos 18 hospitais municipais em São Paulo, 11 não possuem o alvará. Por meio de nota (íntegra abaixo), a prefeitura afirma que três hospitais estão com o AVCB em ordem.

A gestão municipal ainda afirma que uma unidade recebeu "autorização de recursos específicos para execução das obras de adequação, com vistas à obtenção do laudo AVCB". Não há informações sobre o alvará de outros três hospitais municipais. 

Leia também: Polícia Civil realiza perícia em hospital atingido por incêndio

O documento, emitido pelo Corpo de Bombeiros, é a garantia de que o local possui todas as medidas e planos para lidar com emergências em caso de incêndios. A informação foi verificada pelo R7 no sistema de consulta de licenças do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo.

Nesta última quinta-feira (12), um hospital particular no Rio de Janeiro pegou fogo provocando a morte de 11 pessoas e uma série de transtornos para os pacientes do local.

Reprodução

Para obter a licença, os hospitais devem cumprir uma série de requisitos de segurança e apresentar um plano de evacuação e emergência. O hospital que incendiou no Rio não possuía nenhum destes documentos.

O plano é considerado muito importante, pois é nele que fica registrado e a disposição das equipes de emergências informações sobre a localização de pessoas que devem receber prioridade no resgate, e no caso de hospitais, até em que locais e quais as condições que estas pessoas possam estar.

Neste documento também são informadas a localização de pontos considerados relevantes em casos de urgência, como sistema de combate ao incêndio, rede de gases, depósitos de produtos inflamáveis, além de rotas de fugas para a necessidade de evacuar o local.

Leia, abaixo, a nota da prefeitura na íntegra

"A Autarquia Hospitalar Municipal informa que os Hospitais: HM Dr Moyses Deutsch - M` Boi Mirim, HM Dr. Gilson de Cássia Marques de Carvalho - Vila Santa Catarina e  HM Carmem Prudente - Cidade Tiradentes possuem o AVCB. O Hospital Municipal Infantil Menino Jesus recebeu, em agosto, autorização de recursos específicos para execução das obras de adequação, com vistas à obtenção do laudo AVCB. Os demais hospitais da rede municipal, por conta de reformas e melhorias em andamento, encontram-se em processo de regularização do documento.

A autarquia ressalta ainda que todas as unidades têm brigadas de incêndio treinadas e planos elaborado para evacuação no caso de incêndios.
"