Logo R7.com
RecordPlus

Multas da Cidade Limpa caem 90% na gestão Haddad

Até maio, foram 157 multas a quem desrespeita regras contra 1,7 mil no mesmo período de 2012

São Paulo|Do R7

  • Google News
Vista da rua São Bento, no centro de SP, região que era tomada por placas e banners antes da Lei Cidade Limpa
Vista da rua São Bento, no centro de SP, região que era tomada por placas e banners antes da Lei Cidade Limpa NILTON FUKUDA

As multas da Lei Cidade Limpa, principal marca da gestão Gilberto Kassab (PSD), despencaram nos cinco primeiros meses do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), à frente da prefeitura. Até maio, foram 157 multas aos que desrespeitam as regras para publicidade nas ruas da capital paulista, contra 1,7 mil no mesmo período de 2012. A redução é de 90%.

A administração municipal classificou a diminuição no número das multas como "normal" por causa do "conhecimento da lei e o maior respeito da mesma pelos cidadãos". Quem é autuado tem de pagar R$ 10 mil. Nos bastidores, porém, funcionários públicos municipais afirmam que a fiscalização afrouxou depois que a força-tarefa que se reportava diretamente a Kassab foi desarticulada. Nas ruas, a reportagem constatou a presença de lambe-lambes, cartazes e anúncios maiores do que o permitido.Se depender da base governista na Câmara Municipal, haverá mais ainda.


O ex-ministro dos Esportes e vereador Orlando Silva (PC do B) planeja tornar flexível a lei para teatros, museus, cinemas, estádios e centros de convenção. O projeto de Silva autoriza anúncios que ocupem até 10% do total da área da fachada de um imóvel comercial. Pela lei em vigor desde 2007, a regra para qualquer tipo de estabelecimento é publicidade com tamanho máximo de 20 metros quadrados para imóveis com fachada superior a 100 metros.

Leia mais notícias de São Paulo


Ele é do partido da vice-prefeita Nádia Campeão, coordenadora do Comitê Integrado de Gestão Governamental Especial para a Copa do Mundo de Futebol de 2014. O órgão tem sido pressionado pela Fifa para que as regras da Lei Cidade Limpa sejam menos rígidas.

Psiu


As multas do Psiu (Programa de Silêncio Urbano) também diminuíram. De janeiro a maio deste ano, foram 226 autuações e, no mesmo período de 2012, 290. A diminuição foi de 23%.

A tendência das autuações por violações à lei do barulho já era de queda antes de a gestão petista assumir. De janeiro a maio de 2010, foram 342. No mesmo período do ano seguinte, 276. Diferentemente da Cidade Limpa, o Psiu foi encampado pela nova administração, que pretende usar policiais militares da Operação Delegada para fiscalizar o barulho. A cobrança por isso é forte na Câmara.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.