Nível de água do Sistema Cantareira cai para 15,2%
Volume caiu para 15,5% da capacidade, diminuiu para 15,3% no sábado e caiu ainda mais hoje
São Paulo|Do R7

O nível de água no Sistema Cantareira continua decrescente e voltou a renovar a pior marca histórica neste domingo (16). Na sexta-feira (14), o volume já havia caído para 15,5% da capacidade total dos reservatórios, diminuiu para 15,3% no sábado (15) e para 15,2% neste domingo (16).
Em 16 de março de 2013, o nível de água armazenado no sistema, responsável pelo abastecimento de quase 9 milhões de clientes da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) na Grande SP, era de 58,7%.
A despeito das chuvas dos últimos dias, o volume de água armazenado no sistema — de 128,1 milímetros (mm) — ainda é insuficiente para recuperar as perdas recentes. A média histórica do mês é de 184,1 mm.
Leia mais notícias de São Paulo
Alckmin diz que São Paulo não tem falta de água
Economia de água em SP abasteceria um milhão por dia
Para poupar reserva, nove bairros de São Paulo deixam de ser abastecidos pelo Sistema Cantareira
O índice dos reservatórios do Alto Tietê também diminuiu, saindo de 38,5% na sexta-feira para 38,2%, enquanto o de Guarapiranga segue em ascensão — passou de 74,4% para 75,6% no mesmo período.
Apesar da situação ainda crítica na capital paulista, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) negou na sexta-feira (14), que a Sabesp esteja reduzindo o fornecimento em algumas partes da cidade por causa dos baixos níveis de reserva do Sistema Cantareira. Alguns moradores reclamam que o corte de água vem se repetindo nos últimos dias.
No começo de fevereiro, a Sabesp anunciou uma campanha para estimular a redução no consumo, oferecendo desconto de 30% na conta de quem economizar 20% do seu consumo de água, devido a falta de chuvas. O desconto vale apenas para os consumidores abastecidos pelo Sistema Cantareira.















