Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Nível de reservatórios de água de SP sobe após chuvas constantes

Juntos, os sete mananciais totalizam 43,7% da capacidade para abastecer a região metropolitana. Cantareira tem 27,8%

São Paulo|Joyce Ribeiro, do R7

Nível de reservatórios de água de São Paulo sobe após chuvas constantes
Nível de reservatórios de água de São Paulo sobe após chuvas constantes

As constantes chuvas que atingiram São Paulo nos últimos dias auxiliaram na recuperação dos reservatórios de água que abastecem a região metropolitana. Segundo o boletim da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), juntos, os sete mananciais têm 43,7% da capacidade nesta segunda-feira (10). Na mesma data em dezembro, eles tinham 36,6%.

O sistema Cantareira, o maior produtor de águas, tinha 24,9% da capacidade de armazenamento em 10 de dezembro. Hoje ele tem 27,8%, o que ainda indica a fase de restrição. Nesta etapa, quando no último dia do mês o volume operacional é inferior a 30%, a Sabesp tem a retirada de água limitada a 23 m³/s. A regra é definida pelos órgãos reguladores.

De acordo com a Sabesp, o limite máximo autorizado de retirada na faixa de restrição já está em prática desde novembro de 2020. A integração entre os sete reservatórios permite a transferência de água sempre que necessário.

Leia também

Nesta segunda, o sistema Rio Grande tem 95,6% do volume de armazenamento, São Lourenço, 92,5%; Guarapiranga, 68,7%; Rio Claro, 52,8%; Cotia, 52,5%; e Alto Tietê, 45,5%.

A Sabesp informou que não há risco de desabastecimento, mas a companhia reforça a necessidade do uso consciente da água: "A projeção para a região metropolitana de São Paulo aponta níveis satisfatórios dos reservatórios com as perspectivas de chuvas do final da primavera e início do verão, quando a situação será reavaliada".

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.