Nível do Cantareira cai pela primeira vez desde fevereiro
Principal manancial de abastecimento da região metropolitana de SP opera com 20%
São Paulo|Do R7
O Nível do Sistema Cantareira caiu após mais de 80 dias sem registrar diminuição no nível de água. Desde o dia 1º de fevereiro o manancial apresentava alta ou ficava com o nível estável. Nesta terça-feira (28), no entanto, a sequência foi quebrada e a represa passou de 20,1% para 20%, segundo a Sabesp.
Se levados em consideração os outros conceitos de medição adotados pela Sabesp, o nível do Cantareira continua estável em - 9,2% e 15,5%. A Sabesp passou a publicar o nível do volume negativo (que opera apenas com o chamado volume morto) após determinação da Justiça.
A liminar que obriga a companhia a dar essa informação foi concedida em 16 de abril pelo juiz Evandro Carlos de Oliveira, da 7ª Vara de Fazenda Pública, a partir de ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Estadual no dia 10 de abril.
Leia mais notícias sobre São Paulo
Principal obra contra crise hídrica atrasa e fica para agosto
Além do Cantareira, o Guarapiranga também teve queda. Rio Grande, Alto Cotia e Alto Tietê ficaram estáveis e Rio Claro foi o único manancial a registrar alta no nível de água armazenado.