Novo cangaço: líder de quadrilha especializada em explosões de agências bancárias é preso em SP
Suspeito estava em lanchonete na zona oeste quando foi abordado. Novo cangaço promove mega-assaltos, geralmente nas madrugadas, em cidades médias e pequenas
São Paulo|Do R7

Um homem apontado como líder de quadrilhas especializadas em invasão de cidades e explosões de agências bancárias foi preso na quinta-feira (31) por policiais do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais), da Polícia Civil. Conforme a polícia, essa modalidade de crime é conhecida como "novo cangaço".
A prisão de Fausto Ricardo Machado Ferreira, de 45 anos, foi realizada no estacionamento de uma rede de fast-food na avenida Ermano Marchetti, na Água Branca, na zona oeste da capital paulista. De acordo com a investigação, em pouco mais de um mês, ele participou de cinco explosões no estado de São Paulo, sendo considerado um criminoso de alta periculosidade.
A quadrilha explodiu duas agências bancárias no município de Santa Branca, no interior paulista, em 1° de julho deste ano. Vinte dias depois, o bando voltou a atacar, desta vez, caixas eletrônicos instalados em um posto de combustíveis em Atibaia. O último ataque do novo cangaço, em 6 de agosto, destruiu dois estabelecimentos bancários no município de São Francisco Xavier, próximo à divisa de São Paulo com Minas Gerais.
Segundo a investigação, policiais passaram a cruzar informações somadas a incursões de campo que estavam sendo realizadas. "Dessa maneira, foi possível localizar e deter Ferreira. Os policiais obtiveram com precisão o local onde ele estaria: um ponto comercial na avenida Ermano Marchetti, na Água Branca. A área acabou cercada. A operação rápida de abordagem não permitiu reação por parte do envolvido", afirmou a polícia.
Ferreira responde pelos cinco crimes e tem passagens anteriores pela polícia, inclusive por porte de explosivos. Procurada, a defesa não foi localizada.
As investigações seguem em andamento para prender o restante da quadrilha.
Relembre outros ataques recentes semelhantes ao de Araçatuba (SP)
Ataques a instituições bancárias e empresas de segurança especializadas em transporte e guarda de valores de todo o Brasil geraram, em sete anos, um prejuízo de R$ 424.262.887,00. A modalidade criminal, denominada "domínio de cidades", vem colocando em...
Ataques a instituições bancárias e empresas de segurança especializadas em transporte e guarda de valores de todo o Brasil geraram, em sete anos, um prejuízo de R$ 424.262.887,00. A modalidade criminal, denominada "domínio de cidades", vem colocando em xeque a eficiência da segurança pública em diferentes municípios do país. Mais bem equipados e organizados do que para roubos ocasionais, grupos com 15 a 30 pessoas conseguem aterrorizar cidades inteiras e controlar pontos estratégicos delas. Fortemente armados com fuzis, metralhadoras e explosivos, eles chegam a usar civis como escudos humanos para inviabilizar a ação da polícia






















