Onda de calor: alta demanda provoca queda de energia em SP
Segundo a Enel, ocorrências externas à rede da concessionária impactaram o fornecimento para parte dos clientes nesta segunda
São Paulo|Nayara Paiva, da Agência Record

No dia mais quente do ano, a capital paulista registrou falta de luz em alguns bairros da zona sul e região central, na tarde desta segunda-feira (13), provocada pelo aumento do consumo de energia elétrica.
Cartão-postal da cidade, a avenida Paulista foi um dos endereços afetados pela falha de fornecimento de energia, segundo relatos nas redes sociais.
Nesses dias de altas temperaturas, as pessoas têm usado mais aparelhos e eletrodomésticos, como o ar-condicionado e ventiladores, o que pode sobrecarregar o sistema de energia.
A Enel, concessionária responsável pelo fornecimento de energia, informou que, "às 16h47 e 18h31 de hoje (13/11), ocorrências externas à rede da Enel, registradas no Sistema Interligado Nacional, impactaram o fornecimento de energia para parte dos clientes".
Questionada, a ISA CTEEP, responsável pela operação de 94% da rede de transmissão de energia elétrica do estado de São Paulo, se limitou a afirmar que os "eventos não estão relacionados a ocorrências em equipamentos" da companhia.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
Nesta segunda-feira, duas quedas seguidas de energia também afetaram o funcionamento de estações elevatórias de água da Sabesp, que atendem a região de Embu das Artes e Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo.
"As oscilações, às 16h50 e às 18h35, prejudicaram a recuperação do fornecimento de água em trechos afetados pela manutenção emergencial do Sistema Guarapiranga concluída na madrugada de sábado (11)", disse a Sabesp em comunicado.