Logo R7.com
RecordPlus

Operação Baixas Temperaturas é acionada em SP por causa do frio

De acordo com a prefeitura, a abordagem social às pessoas em situação de rua será intensificada até o dia 30 de setembro

São Paulo|Agência Brasil

  • Google News
Operação Baixas Temperaturas vai até 30 de setembro
Operação Baixas Temperaturas vai até 30 de setembro

Desde domingo (30), a abordagem às pessoas em situação de rua foi intensificada devido à baixa da temperatura, com sensação térmica em 13ºC ou menos. A Operação Baixas Temperaturas 2023, realizada pela prefeitura de São Paulo, continua até 30 de setembro deste ano.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp


O objetivo do plano, informou a prefeitura, é zelar pela segurança e pelo bem-estar da população em situação de rua, promovendo o acolhimento de crianças, adolescentes, adultos, idosos e famílias nos dias mais frios do ano.

A operação é composta de uma ação intersecretarial, com a participação das secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, de Subprefeituras, de Segurança Urbana, de Saúde, de Direitos Humanos e Cidadania, de Infraestrutura Urbana e Obras, de Mobilidade e Trânsito, de Comunicação e de Inovação e Tecnologia.


As equipes de socioeducadores do Serviço Especializado de Abordagem Social farão as abordagens diárias ao longo do dia, ofertando acolhimento e outros serviços da rede socioassistencial, inclusive com busca ativa durante as madrugadas. No período da noite, as abordagens são realizadas pela Coordenação de Pronto Atendimento Social.

Uma novidade da operação neste ano é a atuação do programa Ampara SP, que se iniciou no dia 10 de abril. O programa realiza atendimento integral a pessoas em situação de rua com escuta e acolhimento feitos por profissionais interdisciplinares, tais como pedagogos, sociólogos, terapeutas ocupacionais e arte-educadores.


As pessoas que aceitam as ofertas de acolhimento são encaminhadas para vagas contratadas pela administração municipal em hotéis localizados no centro, preparados para receber, em equipamentos separados, pessoas sozinhas, com deficiência, famílias, idosos e população LGBTQIA+.

Leia também

A Assistência Social conta, atualmente, com 332 serviços de acolhimento com pernoite para as pessoas em situação de rua em toda a cidade, que totalizam mais de 22 mil vagas. Somente em hotéis, a prefeitura ofertará, ao todo, 4.102 vagas, quase três vezes mais que o número ofertado em 2021.

Por meio da central 156 (ligação gratuita), a população pode ajudar as pessoas em situação de rua, solicitando uma abordagem social. O serviço funciona 24 horas por dia, e a solicitação pode ser anônima. Entretanto, é importante informar o endereço da via em que a pessoa em situação de rua está, com o número aproximado, e citar pontos de referência, além de características físicas e detalhes de como a pessoa a ser abordada está vestida.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.