Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ouvidoria pede afastamento de PM que teria atingido cozinheiro em SP

Homem foi atingido por bala, que está alojada a 30 milímetro do coração, no bairro de São Mateus. Familiares afirmam que tiro partiu de PM

São Paulo|Fabíola Perez, do R7

Equipes da Corregedoria circulam na rua em que cozinheiro é baleado
Equipes da Corregedoria circulam na rua em que cozinheiro é baleado Equipes da Corregedoria circulam na rua em que cozinheiro é baleado

O ouvidor das polícias de São Paulo Benedito Mariano afirmou que irá instaurar nesta terça-feira (28) um procedimento para pedir a investigação do caso do homem de 32 anos que foi baleado em uma ação da Polícia Militar no bairro de São Mateus, na zona leste de São Paulo, na noite do domingo (26).

"Vou pedir o afastamento do policial, ele cometeu um desvio de conduta e essa fala só agrava", afirmou Mariano sobre o comentário do policial durante a filmagem. No vídeo, registrado por pessoas da região, o policial militar atira com aparente tranquilidade e afirma: "amanhã vou preso (...) pra mim tanto faz."

Mariano afirmou que deverá pedir ainda nesta terça-feira (28) que o caso seja investigado. "Todo caso de desvio de conduta com vítimas deve ser apurado pelo órgão corregedor e não pelos batalhões de origem dos policiais", disse .

"A gente pede justiça por isso. Por que a polícia veio para que? Para defender ou para matar? Pode chegar atirando? Tira nossa vida e nossa família fica como? Eu quero justiça e minha família também quer.", diz um dos moradores do bairro.

Publicidade

O caso

Claudemir Cipriano da Silva, de 32 anos, foi baleado, supostamente por um policial militar, na rua Silva Ortiz, no Jardim Cinco de Julho, em São Mateus, zona leste de São Paulo, na noite do domingo (26). Familiares da vítimas afirmam que o tiro partiu de um policial militar.

Publicidade

Os moradores do bairro comemoravam o aniversário do time local em uma confraternização com música. Nesse momento uma viatura da polícia estacionou próximo ao local e exigiu que o som fosse desligado. Após uma suposta discussão entre moradores e policiais, o PM disparou.

Um vídeo mostra um policial militar ao lado de uma viatura de código M38202, com arma em punho, quando ocorre um disparo. Em seguida, moradores da região começam a discutir e o policial diz "para mim, tanto faz."

Publicidade

No vídeo, não é possível identificar a vítima, mas a família de Claudemir afirma que o cozinheiro foi atingido por um tiro que partiu da arma do policial. Ele foi encaminhado ao Hospital Santa Marcelina, na zona leste, e exames constataram que a bala está alojada a 30 milímetros do coração.

Segundo um familiar da vítima, o quadro médico de Claudemir evoluiu e ele não se encontra mais em estado gravíssimo. Novos exames serão feitos na manhã desta terça-feira (28) para que a equipe médica se certifique de que não há riscos na realização de uma cirurgia para retirada do projétil.

Por meio de nota, a SSP (Secretaria de Segurança Pública), afirmou que a Polícia Militar avaliará as imagens citadas e adotará as medidas cabíveis após a devida apuração. O caso, registrado como lesão corporal, é investigado pelo 49º Distrito Policial, em São Mateus. Equipes da unidade realizam diligências para esclarecer todas as circunstâncias do fato.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.