Pacientes enfrentam superlotação em AMA na zona leste. Veja vídeo
Imagens gravadas por paciente mostram local lotado e pessoas em pé, enquanto esperam até seis horas por atendimento, em SP
São Paulo|Nayara Paiva*, da Agência Record
A AMA (Assistência Médica Ambulatorial) Jardim Nordeste, em Artur Alvim, zona leste de São Paulo, enfrentou superlotação por falta de médicos na manhã desta segunda-feira (27).
Segundo denúncia do paciente Ronaldo Gonçalves Flores, atualmente há cerca de quatro clínicos gerais e dois pediatras. A prefeitura alega estar com o quadro médico completo.
Ronaldo, de 56 anos, aguardava por atendimento médico desde as 10h no local. De acordo com o paciente, somente por volta das 13h ele conseguiu passar pela triagem para ter a temperatura e a pressão sanguínea aferidas. Depois, ele aguardou por horas para ser atendido pelo médico.
Imagens gravadas pelo paciente mostram o local lotado, pessoas em pé, enquanto aguardam atendimento médico. Segundo Ronaldo, alguns só conseguem atendimento após seis horas de espera.
Em resposta à reportagem, a Prefeitura de São Paulo afirmou que “a AMA/UBS Integrada Jardim Nordeste está com o quadro médico completo, com clínicos gerais e pediatras, além de um profissional extra para acolhimento da demanda de casos suspeitos de influenza. Nesta segunda-feira (27), a unidade já realizou cerca de 340 atendimentos, sendo aproximadamente 80 casos de sintomáticos respiratórios”.
*Estagiária sob supervisão de Laura Lourenço