Paradas há mais de um ano, obras da linha 4-Amarela são retomadas
Novo contrato também ficou R$152 milhões mais caro do que o anterior, segundo Estado
São Paulo|Do R7

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou que foram retomadas nesta sexta-feira (12), as obras das quatro estações da linha4-Amarela do Metrô. Paralisadas desde julho do ano passado, após o contrato com o consórcio responsável ser rescindido, a primeira estação a ser entregue será a Higienópolis-Mackenzie, em um ano. As estações foram prometidas inicialmente para 2014.
— A obra já está novamente contratada. Já deveria estar pronta, lamentavelmente, o consórcio abandonou a obra. Tomamos todas as providencias, porque não há ninguém mais interessados que nós [o governo do Estado] pra entregar as obras. Infelizmente, a empresa quebrou e tivemos que abrir nova licitação.
O contrato para as obras também ficou R$152 milhões mais caro do que o anterior. As obras da segunda fase da linha - que ligará a Luz, no centro, à Vila Sônia, zona oeste da capital - foram iniciadas em 2012, mas o Metrô reincindiu o contrato em julho de 2015 pelo não cumprimento do acordo por parte da construtora.
Até julho de 2015, quando os dois contratos com a empresa Isolux Corsán foram rescindidos por atrasos na execução, o custo seria de R$ 706,9 milhões. Durante a vigência do negócio, o Metrô pagou à empresa R$ 236,9 milhões, 33,7% do total. Das estações previstas, só a Fradique Coutinho foi entregue e entrou em operação em novembro de 2014.
O Metrô relicitou a obra, dessa vez por R$ 858, 7 milhões. De acordo com Clodoaldo Pelissioni, secretário de transportes metropolitanos, o novo contrato ficou mais caro porque o novo projeto é mais completo que o anterior.
— [Agora] a obra saiu com o projeto executivo definitivo. O projeto ficou mais completo, vamos ter menos projeções de aditivos ou modificações. Por isso, saiu um pouco mais cara, mas temos uma convicção maior do cumprimento dos prazos.
Ainda segundo Pelissioni, o consórcio que abandonou a obra foi multada em R$ 23 milhões e está proibida de participar de licitações de obras do Estado em 2 anos. O pagamento da multa ainda está em disputa judicial, mas, segundo o secretário, assim que for pago, o valor será usado para investimento em outras obras.
Prazos
Além da entrega da estação Higienópolis-Mackenzie em 12 meses, o governador informou que o cronograma das obras também prevê a conclusão da estação Oscar Freire em 15 meses; a estação São Paulo-Morumbi, em 18 meses; e a estação Vila Sônia o terminal de ônibus integrado, em 36 meses.
— Essa daqui [Higienópolis-Mackenzie] é a mais adiantada, está mais de 60% concluída. O tunel sob a rua da Consolação já está pronto e haverá dois acessos à estação, um pela Consolação e outro na rua Rio Preto.
Chacina
Um ano depois da maior chacina da história do Estado, em 13 de agosto, quando 17 pessoas foram assassinadas e três policiais militares e um guarda-civil foram apontados como os responsáveis pelas execuções, o governador voltou a prestar solidariedade aos familiares das vítimas.
— [Presto] nossa total solidariedade às famílias e ao compromisso com a apuração dos fatos. Foi feito todo um trabalho de investigação, dos oito denunciados, a Justiça aceitou a denúncia contra quatro que vão para júri popular. Os demais vamos ter que aguardar. Os sete PMs acusados já estão com processo de expulsão da corporação, mas temos que esperar o prazo para o direito de defesa.
Leia mais notícias sobre R7 São Paulo
Experimente: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play















