São Paulo Partidos estreiam convenções em sistema virtual e até drive-thru

Partidos estreiam convenções em sistema virtual e até drive-thru

As siglas têm até o dia 16 de setembro para definir os candidatos a prefeito, vice, vereadores e coligações para as eleições municipais

  • São Paulo | Do R7

Convenções para escolha de candidatos vão até o dia 16 de setembro

Convenções para escolha de candidatos vão até o dia 16 de setembro

TSE / Divulgação

As convenções partidárias para definir os candidatos a prefeito, vice, vereadores e coligações para as eleições municipais deste ano começam nesta segunda-feira (31) e vão até o dia 16 de setembro. Por causa da pandemia de coronavírus, partidos vão usar sistema virtual, misto ou presencial, com regras de distanciamento e até drive-thru.

Leia mais: Fim das coligações proporcionais deve extinguir partidos nanicos 

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) autorizou em uma nova resolução a convenção virtual. A lista de presença será aceita com assinaturas eletrônicas ou com registro em áudio e vídeo dos presentes. Antes, a ata deveria ser física e assinada em livro oficial.

As eleições municipais deste ano serão marcadas pelo fim das coligações entre partidos para a escolha dos vereadores. Elas serão permitidas somente aos cargos de prefeito e vice.

Em São Paulo, as convenções realizadas nesta segunda serão do PSD, PSL, PRTB e DEM. O PSL, que terá encontro presencial, deverá anunciar a candidatura da deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) à Prefeitura de São Paulo.

Já o PSD deve confirmar Andrea Matarazzo para candidato a prefeito em evento misto, com uma parte virtual e outra presencial. O PRTB fará convenção virutal com a confirmação de Levy Fidelix na disputa pela prefeitura.

O DEM escolherá e homologará os candidatos a vereador e as coligações para prefeito e vice em convenção presencial, mas com sistema de drive-thru. O filiado considerado grupo de risco para a covid-19 poderá votar dentro do carro, onde cédula e urna serão levadas até ele.

O partido também criou um protocolo de voto rápido com entrada e saída independentes, para evitar aglomerações. O DEM vai apoiar o prefeito e pré-candidato à reeleição Bruno Covas (PSDB).

A convenção dos tucanos, marcada para o dia 12, terá esquema misto, uma parte virtal e outra presencial, para a confirmação de Covas como candidato à reeleição. PT também fará convenção neste dia, de forma virtual, para o lançamento da candidatura de Jilmar Tatto.

A convenção do Republicanos, que será em formato virtual e presencial, está prevista para 16 de setembro. A ideia é definir a pré-candidatura do deputado federal Celso Russomanno à Prefeitura de São Paulo.

Calendário de convenções em São Paulo

- 31/08 - DEM, PSD, PRTB, PSL
- 3/09 - Cidadania 
- 5/09 - Podemos, Novo, PV, PSOL, PC do B
- 6/09-  PL
- 7/09 - Patriota
- 9/09 - PSC
- 11/09 - PSB, MDB
- 12/09 - PSDB, PT, PTB, PDT, PSTU
- 13/09 - PTC, PMB
- 14/09 - PCB, UP
- 15/09 - Rede
- 16/09 - Republicanos

Nova data e aplicativos: veja novidades das Eleições 2020 

Últimas