Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Passe livre do transporte e venda de passe escolar começam dia 1º

Benefício vale para as cinco regiões metropolitanas de SP e a requisição é totalmente online. Bilhete Único também precisa de revalidação 

São Paulo|Do R7

Estudante e professor tem que revalidar passe antes de utilizar benefício
Estudante e professor tem que revalidar passe antes de utilizar benefício

O ano letivo já vai começar e, a partir deste sábado (1º), os estudantes vão conseguir utilizar a cota para o passe livre do transporte metropolitano. Para isso, é necessário que a solicitação esteja aprovada para 2020. Na mesma data, tem início também a venda de créditos eletrônicos para meia tarifa do passe escolar. Os benefícios valem para as cinco regiões metropolitanas gerenciadas pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos): São Paulo, Baixada Santista, Campinas, Sorocaba e Vale do Paraíba/Litoral Norte.

Leia mais: Passageiros usam máscara com medo de vírus em aeroporto de SP

Desde 6 de janeiro, os interessados já podem preencher os formulários de requisição ou revalidação, desde que as instituições de ensino tenham cadastrado os estudantes e professores que desejam usar o benefício neste ano. O processo é online, por isso os documentos já devem estar digitalizados para serem anexados no cadastro.

Neste ano, há mudanças: o comprovante de residência enviado pelo estudante precisa ser conta ou fatura de um serviço vinculado diretamente à residência onde ele mora (conta de luz, telefone fixo, água e gás encanado), também só haverá reembolso da taxa em casos de pagamento em duplicidade ou em valor diferente do boleto.


Veja também: Passe Livre faz quarto protesto contra aumento das tarifas em São Paulo

Os benefícios nas linhas intermunicipais são para os estudantes que residem em um município e estudam em outro. O professor tem direito à meia tarifa se residir em uma cidade e lecionar em outra e utilizar linhas intermunicipais metropolitanas no trajeto da residência para escola e vice versa. Em 2019, foram emitidos 154.700 benefícios do passe livre e do passe escolar.


Bilhete único

Quem vai utilizar o Bilhete Único Estudante neste ano precisa revalidar o cartão para garantir o benefício no início das aulas. Todo o processo de revalidação é feito pelos canais de atendimento online. O primeiro passo é verificar se a instituição de ensino já encaminhou a matrícula para a SPTrans (São Paulo Transporte).


Leia ainda: Mais de 30 pessoas são detidas após protesto contra tarifa em São Paulo

Após a confirmação dos dados da matrícula, o boleto é gerado e o pagamento pode ser feito na rede bancária, lotéricas ou por aplicativos. O valor para revalidação é de 7 tarifas básicas vigentes. Na capital, a tarifa é de R$ 4,40.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.