São Paulo Paulistano leva 28 minutos em média de casa até entrar no ônibus

Paulistano leva 28 minutos em média de casa até entrar no ônibus

Segundo pesquisa da Rede Nossa São Paulo, moradores da capital demoram 10 minutos para chegar no ponto e 18 minutos esperando o coletivo

Transporte público

 

Os moradores da cidade de São Paulo gastam em média 28 minutos da saída de casa até entrar no ônibus. De acordo com pesquisa do Ibope encomendada pela Rede Nossa São Paulo, os paulistanos levam até 10 minutos de casa até o ponto e mais 18 minutos esperando o ônibus.

A pesquisa aponta que 50% dos paulistanos gastam de 5 a 10 minutos no trajeto de casa até o ponto de ônibus, 42% leva menos de cinco minutos e 6% demora mais de 15 minutos de casa até a parada do coletivo.

A pesquisa foi realizada entre 15 de agosto e 3 de setembro, entrevistando 800 pessoas na capital paulista. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Para Américo Sampaio, gestor de projetos da Rede Nossa São Paulo, “o ideal é que tenha mais ofertas de pontos de ônibus perto das casas e esses ônibus levem as pessoas para estações de metrôs, grandes avenidas”.

O gestor afirma ainda que não tem como comparar essas informações do tempo do trajeto da casa ao ponto de ônibus, porque nos anos anteriores essa pergunta não foi feita.

Além disso, 44% dos entrevistados disseram que ficam de 5 a 15 minutos esperando o ônibus e 33% ficam no ponto de 15 minutos a meia-hora. A pesquisa ainda mostra que 11% fica no ponto de ônibus entre meia-hora e 45 minutos, 5% espera menos de 5 minutos.

Sampaio diz que o tempo da saída de casa até a entrada no ônibus "é bastante significativo, entendendo que é um tempo de média, ou seja, se for olhar para cada caso, tem uma parcela grande que espera muito mais pelo transporte público".

'Me senti um lixo', diz obesa que ficou travada em catraca de ônibus

Para o advogado Maurício Nalin dos Santos Ferro, presidente da comissão de mobilidade urbana da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo), o tempo de até 10 minuto de casa ao ponto de ônibus não é um excesso, no entanto, “tem possibilidade de diminuir os 18 minutos de espera no ponto”.

“A espera do ônibus tem que diminuir principalmente por questão de segurança, já que quanto mais tempo fica no ponto, mais fica exposta a certo risco. Esse tempo pode diminuir com o uso de tecnologia e as pessoas acompanhando os dados dos ônibus em tempo real”, diz o advogado.

Leia mais notícias de São Paulo

Você tem alguma denúncia? Envie um e-mail para denuncia@r7.com

    Access log