Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pessoas com mais de 50 e profissionais da saúde recebem 4ª dose da vacina contra Covid em SP

Público está apto para receber o segundo reforço do imunizante desde que tenha tomado a 3ª dose há pelo menos quatro meses

São Paulo|Isabelle Amaral*, do R7

Ampliação da vacinação na capital segue recomendação do Ministério da Saúde
Ampliação da vacinação na capital segue recomendação do Ministério da Saúde Ampliação da vacinação na capital segue recomendação do Ministério da Saúde

Pessoas com mais de 50 anos e profissionais da saúde que tenham 18 anos ou mais estão aptos para receber a quarta dose da vacina contra a Covid-19 a partir desta segunda-feira (6) na cidade de São Paulo. Essa é a segunda dose de reforço do imunizante.

Para tomar a vacina de reforço contra Covid-19, o cidadão precisa ter recebido a primeira dose adicional (terceira dose) há pelo menos quatro meses.

Leia também

Pessoas que fazem parte desse público também estão autorizadas a receber a vacina contra a gripe. A ampliação das campanhas é uma recomendação do Ministério da Saúde feita em uma nota técnica divulgada no sábado (4). 

Além de recomendar a quarta dose em profissionais da saúde e pessoas com mais de 50, o ministério pediu a dose de reforço em adolescentes, solicitação atendida na última semana. 

Publicidade

A vacinação contra a Covid-19 e a gripe ocorre nas 470 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da capital paulista. Segundo o prefeito da cidade, Ricardo Nunes, "se vacinar é fundamental, até mais que do que o uso da máscara, que também é importante", disse.

A quarta dose da vacina, que é o segundo reforço, já estava sendo aplicada em idosos com alto grau de imunossupressão. Agora, esse público está elegível para receber a quinta dose, que é um terceiro reforço.

Publicidade

Cobertura vacina na capital paulista

De acordo com o Vacinômetro, até a sexta-feira (3) a capital paulista havia aplicado 31.719.932 doses da vacina contra a Covid-19. Dessas, 9.828.635 são de primeira dose (D1) no público com mais de 18 anos, que corresponde a 110,4% de cobertura vacinal; enquanto 9.507.021 são de segunda dose (D2), que representa 106,9% de cobertura.

No público adulto, a primeira dose adicional (DA1) foi aplicada em 7.209.065 paulistanos, a segunda dose de reforço (DA2) foi recebida por 1.185.144 pessoas com mais de 60 anos, o único público-alvo elegível nessa etapa da campanha até este domingo (5).

Publicidade

A taxa de cobertura vacinal de DA1 e DA2 atualmente é de 78,1% e 60,8%, respectivamente.

Segundo o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, a inclusão de um público-alvo na campanha de imunização ampliará a cobertura vacinal dos paulistanos. “Essa nova etapa da vacinação reforçará as ações da pasta com foco na preservação da estabilidade do cenário epidemiológico especialmente com a chegada do inverno, quando é esperado um aumento de doenças respiratórias, entre elas a Covid-19", disse o secretário.

Nesta segunda-feira, a vacinação ocorre nas UBSs e AMAs (Assistências Médicas Ambulatoriais)/UBSs Integradas, das 7h às 19h, além de megapostos e drive-thrus, das 8h às 17h.

* Estagiária sob supervisão de Fabíola Perez

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.