PF desarticula quadrilha que desviava produtos químicos para refinar cocaína
Investigadores dizem que empresa forneceu insumos para refino de 10 toneladas de drogas
São Paulo|Do R7

Policiais federais em Ribeirão Preto cumprem nesta sexta-feira (4) 11 mandados de prisão temporária, 25 ordens de busca e apreensão e 14 conduções coercitivas na região. As ações fazem parte da operação Íons, que tem como objetivo desarticular uma quadrilha que desviava produtos químicos que seriam usados para o refino de cocaína.
Os agentes começaram a investigação há cerca de um ano, após encontrar inconsistências em uma fiscalização rotineira de uma empresa de produtos químicos. Ao longo da apuração, três pessoas foram presas em flagrante por portar insumos que seriam destinados ao preparo de drogas.
Essa empresa e outras três atuavam conjuntamente para desviar os produtos. “Considerando o perfil químico da cocaína que é comercializada (que possui em sua composição química o fármaco cafeína para adquirir volume, fato conhecido como ‘batismo’), estima-se que apenas uma das empresas investigadas tenha fornecido referido insumo químico para o ‘batismo’ de mais de 10 toneladas de cocaína, no período de três anos em que está em atividade”, diz nota da Polícia Federal divulgada hoje.
Os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de Ribeirão Preto, Batatais, Brodowski e Guariba. Segundo a PF, os investigados poderão responder pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. As penas, somadas, chegam a 25 anos de prisão.