São Paulo PF faz operação para reprimir crime organizado e tráfico internacional de drogas no litoral de São Paulo

PF faz operação para reprimir crime organizado e tráfico internacional de drogas no litoral de São Paulo

Agentes cumprem 20 mandados, três de prisão preventiva e 17 de busca e apreensão. Organização introduzia drogas em cargas lícitas

  • São Paulo | Do R7

Ações ocorrem nas cidades de Santos, São Vicente, Praia Grande e Cubatão, em São Paulo

Ações ocorrem nas cidades de Santos, São Vicente, Praia Grande e Cubatão, em São Paulo

Divulgação Polícia Federal

A Polícia Federal faz, na manhã desta terça-feira (18), uma operação para reprimir o crime organizado e o tráfico internacional de drogas. Cerca de 100 policiais cumprem 20 mandados expedidos pela 5ª Vara Federal Criminal de Santos, no litoral de São Paulo, dos quais três são mandados de prisão preventiva e 17 são de busca e apreensão.

Segundo a polícia, foi determinada a apreensão de imóveis, veículos, bem como de valores depositados em contas bancárias e aplicações financeiras em nome de sete investigados.

A investigação teve início em novembro de 2021 e, durante o período, foi apreendida cerca de 1,6 tonalada de cocaína, em três eventos. O primeiro em Hamburgo, na Alemanha, e os demais em Santos, com cargas para os destinos de Antuérpia, na Bélgica, e Durban, na África do Sul.

A organização criminosa atuava na cadeia logística de tráfico transfronteiriço de substâncias entorpecentes, voltada às etapas do processo de exportação de cargas lícitas (contratação, estufagem e transporte), nas quais eram introduzidas, de forma oculta e com meios aprimorados, elevadas quantidades de cocaína destinadas a países da Europa e África.

Os investigados serão indiciados pelos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico, cujas penas variam de 10 a 25 anos de reclusão.

Segundo a polícia, o nome da operação, Gênesis, faz alusão a primeira apreensão, que deu origem ao procedimento, criando mecanismos que permitiram identificar os mandamentos que norteavam a atuação da organização criminosa.

Últimas