Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PF mira fraudes de R$ 500 mil no auxílio emergencial em São Paulo

São cumpridos dois mandados de busca e apreensão, sendo um em Ribeirão Pires (SP) e o outro em Florianópolis (SC)

São Paulo|Do R7

Policiais estão nas ruas para cumprir dois mandados de busca em SP e SC
Policiais estão nas ruas para cumprir dois mandados de busca em SP e SC Policiais estão nas ruas para cumprir dois mandados de busca em SP e SC

A Polícia Federal realiza na manhã desta terça-feira (13) a Operação Money Leak, para aprofundar as investigações sobre uma organização criminosa especializada no desvio de recursos do auxílio emergencial.

São cumpridos dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela 9ª Vara Federal de Campinas, no interior paulista, sendo um em Ribeirão Pires, na Grande São Paulo, e o outro em Florianópolis (SC).

Segundo a investigação, a organização criminosa teria invadido, entre 23 de maio e 16 de junho de 2020, pelo menos 465 contas da Caixa Econômica Federal, para retirar valores do auxílio emergencial por meio de 519 transações fraudulentas. Foram 508 saques, sendo a maioria na região metropolitana de Campinas.

Leia também

Além dos saques, foram detectadas outras operações como: um pagamento de boleto bancário, oito transações por comércio eletrônico e duas transferências para contas da Caixa. O prejuízo estimado é de R$ 500 mil.

Publicidade

Os envolvidos poderão responder por furto mediante fraude e formação de organização criminosa. Se somadas, as penas podem chegar a 16 anos de prisão.

Os materiais apreendidos são encaminhados para a Polícia Federal em Campinas, para serem examinados e para identificar as demais fraudes praticadas pelo grupo.

O nome da operação, em inglês, significa vazamento de dinheiro, e é uma referência às saídas ilícitas de recursos do auxílio emergencial por meio de crimes cibernéticos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.