PM enforca homem até ele desmaiar durante abordagem em SP; veja vídeo
A SSP informou que um IPM (Inquérito Policial Militar) foi instaurado para apurar os fatos e que reduziu a ação dos agentes
São Paulo|Nayara Paiva e Guilherme Fonseca, da Agência Record
Um policial militar enforcou um homem até ele desmaiar, na noite do domingo (23), durante uma abordagem, em frente a uma pizzaria, no Itaim Paulista, na zona leste de São Paulo. A ação truculenta foi registrada por um morador.
No vídeo, o PM — acompanhado por pelo menos seis agentes — chama um jovem de camiseta verde que estava dentro do estabelecimento comercial. Com um cassetete, ele desfere alguns golpes na região da costela, enquanto encosta o rapaz na parede.
Durante a abordagem, o policial ainda pressiona o pescoço do homem com a mão esquerda por alguns segundos. O jovem, então, começa a tremer, tomba a cabeça para o lado, desmaia e cai no chão.
Alguns rapazes que estavam na calçada começaram a gravar a ação dos policiais, que, por sua vez, apontam as armas para o grupo com intuito de intimidá-los.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Na sequência, os PMs buscam por outro homem, de camiseta branca, no interior da pizzaria. Ele aparece sendo agredido com socos, após ter questionado a abordagem truculenta. Diversos agentes o cercam e desferem chutes e tapas na cabeça da vítima.
Ao mesmo tempo, o rapaz de verde, que tinha desmaiado, consegue se recuperar e se afasta da pizzaria.
À reportagem, a pizzaria apenas informou que nenhum cliente nem funcionário estavam envolvidos na confusão.
Outro lado
Questionada, a SSP (Secretaria de Segurança Pública) afirmou que "não compactua com desvios de conduta por parte de seus agentes".
"A instituição tem conhecimento das imagens veiculadas pela reportagem, que já estão sob análise para identificar os policiais envolvidos e tomar as medidas necessárias. Um Inquérito Policial Militar (IPM) foi instaurado para apurar os fatos e identificar as circunstâncias do ocorrido", disse em nota.