PM que aparece em vídeo agredindo rapaz abordado é afastado
Polícia Militar afirma que "reputa como gravíssima a conduta do policial que aparece no vídeo agredindo um rapaz". Caso aconteceu na zona norte de SP
São Paulo|Kaique Dalapola, do R7, e Elizabeth Matravolgyi, da Agência Record
Um policial militar do 49º Batalhão foi afastado do policialmento depois de aparecer em um vídeo, publicado pelo R7 na última terça-feira (23), agredindo um rapaz rendido durante uma abordagem no Jardim Elisa Maria, periferia da zona norte de São Paulo.
O afastamento foi confirmado pela Polícia Militar, que disse que "reputa como gravíssima a conduta do policial que aparece no vídeo agredindo um rapaz". A PM afirma que as imagens chegaram ao conhecimento da instituição na segunda-feira (22), e um IPM (Inquérito Policial Militar) foi instaurado "imediatamente".
Veja também: No 1º trimestre de governo Doria, PM mata mais e morre menos
Segundo o ouvidor de polícia de São Paulo, Benedito Mariano, o policial militar foi afastado "logo que foi reconhecido como autor da ocorrência". Mariano destaca ainda que um inquérito instaurado na Corregedoria Geral apura os fatos.
Depois da divulgação do vídeo, a Polícia Militar pediu ajuda para testemunhas apontarem o policial agressor para que ele sofresse as devidas punições. Antes do afastamento, a PM havia classificado a ação como "infração grave cometida pelo policial".
Nas imagens gravadas por um morador, um rapaz abordado aparece rendido com as mãos na cabeça enquanto o PM agressor o questiona. Em nenhum momento a vítima demonstra qualquer tipo de resistência, mesmo assim leva dois tapas no rosto. Veja o vídeo abaixo.