PMs realizam protesto por valorização da categoria em SP
Grupo caminhou em direção ao Palácio dos Bandeirantes, na zona sul de São Paulo
São Paulo|Do R7

Cerca de cem pessoas participam de uma manifestação de policiais militares na manhã desta terça-feira (1º). O grupo caminhou até a região do Palácio dos Bandeirantes, na zona sul de São Paulo, e bloqueou a avenida Morumbi no sentido Santo Amaro.
Com faixas, carro de som, apitos e nariz de palhaço, a categoria protesta contra recentes anúncios de aumento salarial feitos pelo governo do Estado.
O deputado estadual major Olímpio Gomes (PDT) estava na passeata e foi um dos responsáveis por liderar o protesto desta manhã. Na onda das manifestações de junho — que popularizou o grito "vem para a rua contra o aumento"—, o grupo chamava: "Vem para a rua com a PM".
— Viemos reivindicar um salário mais justo para a PM e para os funcionários do sistema prisional. Não estamos fazendo manifestação contra o reajuste da Polícia Civil. Ao contrário. Nós não temos a menor intenção de discutir “olha, não dê para a Polícia Civil”. Não, nós queremos e merecemos também.
Leia mais notícias de São Paulo
Segundo Olímpio, o ato representa um "momento histórico" e um levante da categoria em relação a um "governo ditatorial".
Na semana passada, o governador Geraldo Alckmin oficializou a criação de gratificação para a carreira de delegado de polícia, que vai elevar o salário da categoria. A decisão irritou o comando da Polícia Militar, já que o plano busca desvincular os salários dos delegados dos valores pagos aos oficiais da PM.
A categoria informou que outros quatro atos como o desta terça-feira devem ocorrer neste mês.
Acordo
Na tarde desta segunda-feira (30), representantes da categoria — formada por 19 associações — se reuniram com Geraldo Alckmin no Palácio dos Bandeirantes. Olímpio confirmou que foi feita uma proposta para o governo de reajuste salarial de 15% neste ano e novo reajuste de 10% para o ano que vem.
— O governador não recebia as associações. Na hora que sugeri a manifestação junto às entidades, ele as chamou e recebeu o pleito de 15% (de aumento) e 10% no ano que vem e pediu mais 14 dias para pensar. Ele já tinha dito na semana passada que daria uma resposta em 15 dias, então ele ganhou mais duas semanas e resolvemos fazer essa e tantas outras.













