Polícia apreende carga de sabão em pó falsificado na Grande São Paulo
Produto era vendido em caixas de um popular sabão em pó vendido no mercado e custava menos do que o preço médio do produto original
São Paulo|Márcio Neves, do R7
Equipes da Polícia Civil apreenderam nesta terça-feira (23) uma carga de sabão em pó falsificado em um supermercado de Mauá, na Grande São Paulo.
Parte do produto, que era vendido em caixas de uma marca popular de sabão em pó, já estava nas prateleiras e era comercializado por R$ 7,89, abaixo do valor médio do produto na região.
Segundo o boletim de ocorrência, um representante da Unilever, empresa fabricante do produto Omo, recolheu amostras das caixas de sabão em pó apreendidos para fazer análises do produto.
Em três meses é a terceira apreensão de sabão em pó falsificado feito pelas equipes da Polícia Civil.
Em abril deste ano, em um outro supermercado em Suzano, uma outra carga do material foi identificado e apreendido.
Dias depois os policiais conseguiram chegar até um galpão na Móoca, na zona leste de São Paulo, onde o produto era fabricado, e fechado o local.
O dono do supermercado onde o sabão em pó falsificado foi apreendido chegou a apresentar nota fiscal da compra do produto. O estabelecimento pagou R$ 25 mil por 4.000 unidades do sabão em pó.
O caso foi registrado na Delegacia da Divisão de Investigações Sobre Crimes Contra o Patrimônio , do DEIC (Departamento Estadual de Investigações Criminais), que tenta apurar se há outras fábricas de sabão em pó falsos em funcionamento na Grande São Paulo.
O R7 entrou em contato com a Unilever, empresa fabricante do sabão em pó Omo, afirmou que vai acompanhar de perto as investigações e orienta aos consumidores para que fiquem atentos em aspectos como:
- A qualidade de cor, brilho e impressão das embalagens, que deve sempre trazer as informações de forma legível;
- A data de fabricação deve estar gravada a laser de forma destacada e não como parte dos textos da embalagem;
- Cada embalagem possui um número único de lote impresso, que não pode se repetir em outras embalagens;
- Alterações na cor, textura e perfume do produto em comparação ao que consumidor está acostumado a usar;
A empresa orienta aidna que em casos de dúvidas, o consumidor pode relatar os casos suspeitos para análise e orientação entrando pelo site da Unilever ou pelo telefone 0800-707-9977