Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Polícia conclui inquérito do roubo de ouro no aeroporto de Guarulhos

Seis pessoas foram acusadas de participarem do roubo, que segundo a Polícia Civil, já teriam participado de outros grandes roubos

São Paulo|Plínio Aguiar, do R7

Grupo usou carros clonados da PF para entrar no aeroporto e levar a valiosa carga
Grupo usou carros clonados da PF para entrar no aeroporto e levar a valiosa carga Grupo usou carros clonados da PF para entrar no aeroporto e levar a valiosa carga

A Polícia Civil de São Paulo entregou à Justiça, nesta segunda-feira (5), o inquérito sobre a investigação do roubo de mais de 780 kg de ouro no aeroporto de Guarulhos, em 25 de julho.

O delegado Pedro Ivo Corrêa afirmou, em entrevista coletiva realizada no Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminosas), onde o caso está sendo investigado, que o término da primeira fase da investigação pode identificar o líder da organização criminosa, chamado Francisco Teotônio da Silva Pasqualini. “Ele tinha armamento e conhecimento para arregimentar outros para a participação no roubo”, explicou Corrêa.

Leia também: Joias e 51 kg de ouro também foram levados em roubo 

De acordo com a investigação policial, Pasqualini tinha um relacionamento com a irmã de Peterson Brasil, outro preso envolvido no roubo milionário. Este, por sua vez, teria atraído Peterson Patrício, o funcionário do aeroporto que disse, em primeiro momento, que foi feito refém e, em seguida, confessado participação no crime.

Publicidade

Leia mais: Justiça decreta prisão preventiva de seis suspeitos de roubo do ouro

Pasqualini, segundo o delegado, possui passagens por roubo a carro forte, em 1982 e 1993. Corrêa disse, também, que integrantes do grupo participaram de outros grandes roubos, como o da Prossegur, no Paraguai.

Publicidade

Primeiro roubo

O delegado informou que o grupo, formado ao todo por 14 pessoas, tinha ido ao Terminal de Carga e Exportação uma semana antes para roubar a carga. “Eles foram até a porta do aeroporto e voltaram”, contou. O roubo, de fato, ocorreu no dia 25 de julho.

Publicidade

Veja também: Após roubo de ouro, Brink's passa a ter agentes armados em aeroportos

Contradição

Peterson Patricio era funcionário do aeroporto e, segundo as investigações, é o segundo na ordem interna do grupo. “Ele tinha o conhecimento do dia a dia do aeroporto, de como as cargas chegavam, por exemplo”, contou Corrêa. Primeiro a ser preso, ele afirmou que foi feito refém e, em um segundo momento, confessou a participação no crime.

Corrêa esclarece que a prisão se deu após depoimentos contraditórios à polícia. Ele teria dito que foi feito refém, assim como sua família, porém, durante as diligências, ele confirmou a participação no crime. Segundo o delegado, no final do planejamento do roubo, ele havia demonstrado inseguranças e obstáculos. “Ele concordou em participar do crime mas, no final, tentou dar uma desculpa para impedir o roubo e aí sequestraram a família dele”, disse.

Ouro apreendido com chinês seria enviado para a China
Ouro apreendido com chinês seria enviado para a China Ouro apreendido com chinês seria enviado para a China

Carga suspeita

Nesta segunda-feira (5), um homem chinês foi preso pela polícia no Conjunto Nacional, na avenida Paulista, centro da capital. O suspeito estava em posse de 10 placas de ouro, de tamanho 9x6, e disse que havia comprado o produto e, posteriormente, enviaria para a China.

Essa é uma das hipóteses que os investigadores relataram ter ocorrido com a carga. Apesar de a apreensão não estar necessariamente relacionada com o roubo em Guarulhos, o delegado disse que essa é “uma das formas de dar evasão ao ouro”.

Há, então, a suspeita de que a carga esteja sendo encaminhada, em pequenas quantidades, ao exterior. Originalmente, a carga teria como destino Nova York, nos Estados Unidos, e Zurique, na Suíça. 

R7 já tinha identificado que parte do ouro teria como destino Dubai
R7 já tinha identificado que parte do ouro teria como destino Dubai R7 já tinha identificado que parte do ouro teria como destino Dubai

Joias e mais ouro

Na coletiva, a polícia também atualizou o total levado pelos ladrões. Além dos 718 kg de ouro, foram roubados também 15 kg de esmeraldas, avaliados em US$ 25 mil dólares; 18 relógios e 1 colar, avaliados em R$ 94 mil, mais 51 kg de ouro que teriam Dubai como destino, totalizando mais de 780 kg de metais preciosos roubados.

O R7 já havia questionado a Polícia Civil anteriormente sobre o que foi levado pelos assaltantes, pois no dia do roubo a reportagem havia encontrado etiquetas de identificação de barras de ouro que tinham como destino a capital dos Emirados Árabes Unidos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.