Polícia divulga imagens de possíveis disfarces de André do Rap
Grupo de 11 imagens mostra narcotraficante usando barba, óculos e boné. Ele compõe listas de mais procurados da Interpol e do estado de SP
São Paulo|Elizabeth Matravolgyi e Letícia Dauer, da Agência Record
Projeções de possíveis disfarces do traficante André do Rap foram divulgadas pelas polícias Civil e Federal nesta quarta-feira (9) para ajudar a localizar o criminoso, procurado dentro e fora do Brasil.
Leia também: André do Rap: Os 5 passos até a soltura do traficante e os obstáculos para prendê-lo novamente
As 11 imagens mostram André do Rap utilizando barba, óculos e boné. O narcotraficante é considerado um dos chefes de uma facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios, está foragido e já foi incluído em lista de procurados da Interpol e e da Secretaria de Segurança Pública Estado de São Paulo. Ele possui condenações em segunda instância a 25 anos de prisão.
Libertado em outubro
Em outubro, André do Rap deixou a prisão após decisão do ministro Marco Aurélio, pois estava preso desde o final de 2019 sem uma sentença condenatória definitiva, o que excede o limite de tempo previsto na legislação brasileira para prisão preventiva.
Veja também: André do Rap seria chefe do PCC em Amambay, no Paraguai, diz jornal
De acordo com a Lei Anticrime, "decretada a prisão preventiva, deverá o órgão emissor da decisão revisar a necessidade de sua manutenção a cada 90 dias, mediante decisão fundamentada, de ofício, sob pena de tornar a prisão ilegal."
Isto é, segundo a legislação penal brasileira, no caso de prisões provisórias, a cada 90 dias deve-se verificar a necessidade da manutenção da prisão, o que não aconteceu no caso de André do Rap.
Porém, após a comoção de diversos órgãos da polícia e de justiça, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, derrubou a liminar e determinou o retorno a prisão do traficante. Em outubro, o plenário do Supremo manteve, por 9 votos a 1, a ordem de prisão do determinada pelo Luiz Fux, que derrubou a decisão de Marco Aurélio.