Polícia faz operação para combater corrupção no Ministério da Agricultura, no interior de SP
Funcionário estaria dando informações privilegiadas para proprietários de granjas
São Paulo|Do R7
A Polícia Federal iniciou, na manhã desta quinta-feira (26), a Operação Expurgo Avícola, que tem como objetivo investigar e combater a prática de corrupção que, possivelmente, envolve um servidor do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), na cidade de Bastos, interior de São Paulo.
Leia também
São cumpridos seis mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal. Também foi determinado, pela Justiça, o afastamento cautelar do servidor suspeito. Ele não pode mais exercer suas funções e teve, inclusive, o bloqueio de senhas e acesso a dados institucionais. Participaram da operação mais de 20 policiais federais.
Até o momento, a investigação apontou que um servidor do MAPA estaria prestando informações, assistência e consultoria para proprietários de granjas na região de Bastos, também no interior de São Paulo, para burlar fiscalizações e oferecer subsídios da legislação para contestar eventuais autuações impostas.
Em contrapartida, as granjas beneficiadas contratariam o trabalho de consultoria e atividades oferecidas por integrantes da família do servidor.
Os investigados poderão responder, no limite de suas responsabilidades, pelos crimes de corrupção ativa e passiva, previstos nos artigos 317 e 333 do Código Penal, sem prejuízo de outras tipificações constatadas no transcurso da investigação.