Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Polícia Federal faz operação para combater fraudes de INSS em SP

Segundo a polícia, 69 benefícios concedidos estão ativos e geram prejuízo mensal de cerca de R$ 110 mil aos cofres públicos

São Paulo|Edilson Muniz, da Agência Record

Polícia Federal realiza operação nesta manhã contra fraudes no INSS
Polícia Federal realiza operação nesta manhã contra fraudes no INSS Polícia Federal realiza operação nesta manhã contra fraudes no INSS

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (12), a Operação Embuguaçu, com o objetivo de combater fraudes de benefícios previdenciários, como o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), na cidade de São Paulo.

Leia também

O caso teve origem após o recebimento de um relatório do Núcleo de Inteligência do INSS, que apontava indícios de irregularidades na concessão de aposentadorias. Análises demonstraram que os investigados inseriam e validavam vínculos empregatícios fictícios no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), por meio de empresas de fachada, com o objetivo de totalizar o tempo de contribuição necessário para a concessão dos benefícios.

Segundo a polícia, foi constatado que 69 benefícios concedidos de forma fraudulenta estão ativos e seus pagamentos geram prejuízo mensal aos cofres públicos de cerca de R$ 110 mil.

As investigações tiveram a participação do Núcleo de Inteligência da Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalho do MPT (Ministério do Trabalho e Previdência) e com o INSS. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão na casa dos investigados.

Eles poderão responder pelos crimes de estelionato previdenciário (art. 171, §3°, do Código Penal), uso de documento falso (art. 304 do Código Penal), entre outros crimes.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.