Ouvidor das Polícias vai solicitar à Corregedoria da PM investigação sobre a falta de câmeras corporais
Reprodução/Record TVTrês policiais militares foram filmados por um morador ao agredir um motociclista durante uma abordagem no bairro Jardim Veloso, em Osasco, na região metropolitana de São Paulo, na quinta-feira (15). Os agentes não usavam as câmeras corporais durante a ação.
Inicialmente, a abordagem parece ser normal e rotineira. A vítima, que trabalha com entrega de documentos em Osasco e na capital, coloca as mãos na cabeça para que o policial o reviste. O PM, então, dá um chute no homem, que é obrigado a abrir as pernas.
O agente continua a ação violenta e dá uma cotovelada no rosto do motoboy, que não reage. Em determinado momento, o jovem mostra os documentos e tira algumas notas de dinheiro do bolso. Nas imagens, o policial que o agrediu pega a quantia e não a devolve.
Momentos antes dessa abordagem, as equipes haviam registrado um roubo na região e estavam procurando pelo suspeito, que, segundo testemunhas, teria fugido de moto.
À reportagem, o motociclista contou que voltava para casa quando foi parado pelos agentes. Ele também disse que o dinheiro foi devolvido.
Para o ouvidor da Polícia de São Paulo, Elizeu Soares Lopes, a ação dos PMs foi autoritária e a conduta, truculenta. Ele também vai solicitar à Corregedoria da Polícia Militar uma apuração para saber se faltam câmeras corporais no batalhão.