Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Prefeito eleito de Osasco é alvo de ação do MP

Operação Caça-Fantasmas cumpre 14 mandados de prisão contra vereadores da cidade

São Paulo|Do R7

Rogério Lins (PTN) venceu Jorge Lapas (PT) no 2º turno das Eleições
Rogério Lins (PTN) venceu Jorge Lapas (PT) no 2º turno das Eleições Rogério Lins (PTN) venceu Jorge Lapas (PT) no 2º turno das Eleições

O MP-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo) confirmou que um dos alvos de mais uma fase da Operação Caça-Fantasmas, realizada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado) de Osasco, é o vereador Rogério Lins (PTN), prefeito eleito de Osasco para 2017. Ainda não há a confirmação de sua prisão.

Em mais uma fase da Operação Caça-Fantasmas deflagrada pelo MP na manhã desta terça-feira (6), o Gaeco (Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime) de Osasco está cumprindo 14 mandados de prisão contra vereadores da cidade. Até o momento, 11 parlamentares já foram presos. 

Conforme a reforma eleitoral aprovada em 2015, o segundo colocado nas eleições não assume o cargo do primeiro colocado em nenhuma hipótese. Como não é questão eleitoral e não tem o impedimento da chapa, então, caso Lins venha a ser preso, deve-se respeitar a linha sucessória. Ou seja, quem assumiria seria o vice-prefeito, no caso, Ana Rossi (PR).

Leia mais notícias de São Paulo

Publicidade

Desde que foi deflagrada, em agosto de 2015, a operação, voltada para desestruturar um esquema de funcionários fantasmas e captação de dinheiro de parte do salário dos assessores dos vereadores, já conta com 117 volumes de investigação.

Até agora, 73 mandados de busca foram cumpridos. A denúncia foi oferecida nesta semana contra 217 pessoas, entre vereadores, assessores e fantasmas. Mais de 200 pessoas foram afastadas de seus cargos cautelarmente pela Justiça, a pedido do Ministério Público de São Paulo. Segundo estimativa do Gaeco de Osasco, coordenado pelo promotor de Justiça Gustavo Albano, o esquema desviou R$ 21 milhões.

Publicidade

Eleições

Rogério Lins (PTN) venceu Jorge Lapas (PT) no 2º turno das Eleições 2016 e foi eleito prefeito de Osasco. Lins teve 218.779 votos, correspondente a 61,21% do total. Lapas, segundo colocado, terminou com 138.625 votos, o equivalente a 38,79% dos votos válidos.

Lins tem 38 anos de idade e é atualmente vereador da cidade de Osasco. Ao vencer o pleito em outubro passado, prometeu "tocar a prefeitura" da cidade como fez com suas empresas que, segundo ele, "foram muito bem sucedidas".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.