Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Prefeitura de São Paulo confirma primeira morte por meningite na cidade

Além da mulher que morreu, houve registro de casos em bebê de 2 meses e adultos de 20, 21 e 61 anos durante o surto

São Paulo|Da Agência Brasil

Vítima era moradora de região na zona leste paulistana
Vítima era moradora de região na zona leste paulistana Vítima era moradora de região na zona leste paulistana

A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo confirmou a morte de uma mulher, de 42 anos de idade, por meningite. Ela era moradora da região que abrange a Vila Formosa e Aricanduva, dois bairros da zona leste da capital.

Esse é um dos cinco casos de meningite meningocócica do tipo C notificados no período de 16 de julho a 15 de setembro. Além da mulher, os demais casos foram registrados em um bebê de 2 meses e em adultos de 20, 21 e 61 anos de idade.

Segundo a prefeitura, imediatamente após as notificações dos casos, foram desencadeadas ações de prevenção e controle pela Covisa (Coordenadoria de Vigilância em Saúde), como o fornecimento de medicamentos preventivos a pessoas consideradas mais próximas das pessoas acometidos pela doença, como parentes ou habitantes da mesma casa. Também foi intensificada a vacinação na região, de moradores entre 3 meses e 64 anos de idade, inclusive com busca ativa. Nos últimos 15 dias, já foram imunizadas 7.400 pessoas na região.

“Cabe esclarecer que em toda a cidade o número de casos diminuiu neste ano na comparação com 2019, ano anterior à pandemia da covid-19. De janeiro até ontem (26) foram notificados 56 casos de doença meningocócica em toda a capital. Durante o mesmo período de 2019 [janeiro a setembro] foram registrados 158 casos da doença, ou seja, uma redução de 64,5% no âmbito geral”, disse a prefeitura por meio de nota.

Publicidade

A doença meningocócica ou meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, e que pode ser causada por infecções de vários microrganismos, como fungos, vírus e bactérias. Para prevenir a doença, é recomendável tomar a vacina, disponível em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) do município.

Protocolo

O imunizante contra a meningite meningocócica C deve ser aplicado em bebês aos 3, 5 e 12 meses de idade. O de meningite meningocócica ACWY atualmente é aplicado na faixa etária de 11 a 14 anos. A vacinação foi ampliada no dia 19 também para adolescentes de 13 e 14 anos, até junho de 2023, conforme definição do Programa Nacional de Imunizações.

Publicidade

“É fundamental que pais e responsáveis mantenham a vacinação de seus filhos em dia, para protegê-los das chamadas doenças imunopreveníveis, como meningite meningocócica, poliomielite, difteria, coqueluche, sarampo e caxumba, entre outras. Vacinas salvam vidas, e isso ficou ainda mais evidente na pandemia de Covid-19”, disse o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

Os cidadãos podem verificar sua situação vacinal na unidade de saúde e localizar a mais próxima por meio da plataforma Busca Saúde.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.