Logo R7.com
RecordPlus

Prefeitura de São Paulo propõe fechamento da Paulista aos domingos e feriados

Se aprovada, medida vai beneficiar ciclistas, skatistas e pedestres que circularão no local

São Paulo|Do R7

  • Google News
Cerca de 150 pessoas participaram de audiência na Paulista. Promotores que pediram o encontro faltaram ao evento
Cerca de 150 pessoas participaram de audiência na Paulista. Promotores que pediram o encontro faltaram ao evento

A Prefeitura de São Paulo detalhou na manhã deste sábado (19) que pretende fechar a Avenida Paulista para carros aos domingos e feriados, das 9 horas às 17 horas.

Manter a Avenida Brigadeiro Luís Antônio aberta — com agentes de trânsito bloqueando a circulação da Paulista quando o semáforo fechar — e mudar o sentido de ruas do entorno como a Padre João Manuel (para permitir estacionamentos) foram outras medidas apresentadas hoje na audiência pública sobre o fechamento da via.


Os promotores de Justiça Camila Mansour Magalhães da Silveira e Mário Augusto Vicente Malaquias, que pediram para que a prefeitura fizesse essas audiências, não compareceram.

A prefeitura enviou três secretários para o encontro: Jilmar Tatto, de Transportes; Nabil Bonduki, de Cultura; e Luiz Antônio Medeiros, das Subprefeituras. O público foi de cerca de 150 pessoas. Outras audiências serão marcadas e haverá reuniões para escolha de outras vias a serem liberadas só para pedestres e ciclistas.


“A Paulista é o lugar que todo mundo gosta de passear. E isso não é só para gente daqui. Turistas do interior do Brasil e do exterior vêm aqui. A abertura vai melhorar isso”, disse o secretário Tatto, ao abrir a audiência.

Os debates ocorreram de forma respeitosa, mas um grupo contra a proposta interrompeu, aos gritos, as falas das pessoas durante a reunião, que ocorreu no vão livre do Masp (Museu de Arte de São Paulo). O argumento era o direito de ir e vir com os carros.


“Só em três conjuntos residenciais, são 870 apartamentos. Como esses moradores vão fazer? Com as restrições ao tráfego, só temos sábados, domingos e feriados para fazer mudanças. Esse fechamento está tirando dois terços do tempo. É preciso pensar nesses pontos”, disse Rafaela Galett, representante de dois condomínios da avenida.

Moradores favoráveis à mudança também se manifestaram. “Já temos uma série de vantagens morando na Paulista. Temos ótimas salas de cinema perto, metrô, muito mais segurança do que se vê no restante da cidade. Temos de saber ceder para haver convivência, vizinhos”, disse Renê Fernandes, integrante da organização Ciclocidade.


No último fechamento da via, avenida ficou lotada de pedestres e ciclistas
No último fechamento da via, avenida ficou lotada de pedestres e ciclistas

Leia mais notícias sobre R7 São Paulo

Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.