Prefeitura de São Paulo vence prêmio internacional por programa de ônibus elétricos
Cidade foi reconhecida pela Bloomberg Philanthropies e superou Oslo, Jacarta e Belo Horizonte na disputa
São Paulo|Do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A Prefeitura de São Paulo recebeu nesta terça-feira (4) o prêmio internacional Local Leaders Awards (Líderes Locais Pelo Clima), concedido pela Bloomberg Philanthropies, por seu programa de eletrificação da frota de ônibus. A premiação foi anunciada durante o Fórum de Líderes Locais da COP30, realizado no Rio de Janeiro.
A capital paulista foi vencedora na categoria “Transporte Limpo e Confiável”, graças à criação de um modelo inovador para aquisição e financiamento de ônibus elétricos no transporte público, que mobilizou R$ 6,5 bilhões junto a instituições nacionais e internacionais.
O projeto superou iniciativas de Belize (Belize), Jacarta (Indonésia), Oslo (Noruega) e Belo Horizonte (Brasil), que também concorriam na categoria.
leia mais
Promovida em parceria com a C40 Cities, rede global de prefeitos de grandes cidades comprometidas com a agenda climática, a premiação reconhece iniciativas de impacto real na redução de emissões e na melhoria da qualidade de vida urbana.
O reconhecimento internacional ocorre em meio ao avanço da capital paulista na transição energética do transporte público. Na segunda-feira (3), o prefeito Ricardo Nunes entregou mais 60 ônibus elétricos, ultrapassando a marca de 1.000 veículos totalmente sustentáveis e com zero emissão de poluentes à disposição da população — a maior frota do tipo no Brasil.
Segundo dados da administração municipal, cada ônibus elétrico evita o consumo anual de 35 mil litros de diesel e a emissão de 87 toneladas de gás carbônico, o equivalente ao plantio de 6.400 árvores.
O prefeito Ricardo Nunes foi representado na cerimônia de premiação pelo secretário municipal de Mobilidade Urbana e Transporte, Celso Jorge Caldeira.
“A virada energética no transporte público e a construção de uma mobilidade urbana mais sustentável são prioridades do prefeito Ricardo Nunes. Com o reconhecimento, São Paulo reafirma seu papel de liderança entre as metrópoles globais comprometidas com um futuro urbano mais limpo, resiliente e inclusivo”, afirmou o secretário.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp
