Prefeitura de SP lança medidas para aliviar trânsito após viaduto ceder
Descontos em corridas de táxi com destino às imediações do viaduto Jaguaré e abertura antecipada dos portões da Ceagesp estão entre as ações
São Paulo|Plínio Aguiar, do R7
Uma semana após o viaduto Jaguaré, na marginal Pinheiros, na zona oeste da capital paulista, ceder, a Prefeitura de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (21) medidas para tentar desafogar o trânsito em decorrência das interdições feitas na região.
Foram definidas três ações para melhorar o fluxo nos arredores da Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais), próximo ao acidente do viaduto: a abertura dos portões para os caminhões no estabelecimento será antecipada em três horas, ou seja, passa a abrir às 0h. Com isso, as operações internas também se adiantarão. A entrada de mercadorias no domingo também será liberada a partir das 20h — antes, a abertura ocorria a partir das 2h.
A Ceagesp irá implantar também duas novas entradas, além de ampliar de cinco para 11 o número de faixas de acesso de caminhões ao Entreposto. Uma nova entrada com duas cabines será no portão 10 (avenida Professor Ariovaldo da Silva), e outra no portão 15 (rua Xavier Kraus). O portão 13 irá contar com quatro entradas.
Leia mais: Pelo menos 4 viadutos em São Paulo têm fendas ou concreto rachado
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) irá implantar mão-dupla na rua Xavier Kraus, o que irá permitir aos motoristas irem da marginal Pinheiros em direção à avenida Dr. Gastão Vidigal e, assim, acessar o portão 3 do Ceagesp.
A Ceagesp é responsável por cerca de 60% da distribuição de frutas, legumes, verduras, pescados e flores da Grande São Paulo. Na época de fim de ano, é esperado que 26 mil veículos trafeguem no Entreposto, devido às compras de Natal e Ano Novo.
Veja também: Prefeitura de SP irá usar macaco hidráulico em viaduto que cedeu
Descontos nos táxis e app
A SMT (Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes) se reuniu com representantes dos taxistas e de operadores de transporte por aplicativo, a fim de encontrar alternativas para auxiliar os deslocamentos da população, enquanto a interdição da pista expressa da marginal Pinheiros persiste. Ficou definido que os taxistas irão oferecer 40% de desconto em corridas solicitadas pela SPTaxi que tenham origem ou destino na área afetada.
O secretário da SMT, João Octaviano Machado Neto, se encontrou com representantes de aplicativos de transporte de passageiros, que também se comprometeram a buscar alternativas. No entanto, não há nenhuma definição.