Prefeitura de SP publica plano de prevenção para chuvas de verão
Plano entra em vigor anualmente a partir de 1° de setembro, devendo se estender até o dia 31 de março do ano seguinte
São Paulo|Laura Augusta*, da Agência Record
A prefeitura de São Paulo publicou o PPCV (Plano Preventivo para as Chuvas de Verão) no Diário Oficial do Município desta terça-feira (43).
Com a aprovação do prefeito Ricardo Nunes (MDB), o PPCV entra em vigor anualmente a partir de 1° de setembro, devendo se estender até o dia 31 de março do ano seguinte, período em que as chuvas são mais frequentes.
Assim, o plano deve ser dividido em duas fases, uma de preparação, entre 1º de setembro e 31 de outubro, e outra para a execução das medidas, que acontece do início de novembro até o fim de março.
A Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas (SECLIMA) é a responsável pela organização e instalação do PPCV no município paulista, que tem como objetivo auxiliar na contenção de possíveis danos que se tornam recorrentes durante as chuvas, como alagamentos, enchentes, inundações e deslizamentos de encostas no município, que em grande escala podem causar prejuízos materiais e físicos.
A Secretaria de Governo Municipal, com o suporte técnico da Coordenação Municipal de Defesa Civil - COMDEC da Secretaria Municipal de Segurança Urbana também vai colaborar com a prática do plano.
Estagiária da Agência Record sob supervisão de Letícia Dauer