Prefeitura de SP reforma praça Princesa Isabel após saída de usuários de drogas
Administração faz trabalhos de jardinagem e retirou mais de 500 toneladas de material inservível, como madeira e lona
São Paulo|Do R7
A Prefeitura de São Paulo intensificou ações de revitalização da praça Princesa Isabel, na região central da capital paulista, após uma operação policial retirar usuários de drogas do local, que havia se tornado o epicentro da Cracolândia.
Desde fevereiro deste ano a praça Princesa Isabel recebe obras de revitalização. De 4 de abril a 11 de maio, foram coletadas 527 toneladas (em volume) de material inservível, como madeira, lona, sofás e lixo.
Leia também
Os serviços em andamento na praça Princesa Isabel incluem a reforma dos canteiros, do jardim de chuva, das calçadas e passeios, além da manutenção no sistema de drenagem de águas pluviais.
A quadra poliesportiva e o playground também serão reformados. Em relação às calçadas, já foram reformados 498 m² de piso e 320 m² de canteiros. A estrutura de drenagem de águas pluviais que passam sob a praça foi inspecionada e todas as galerias receberam ações de limpeza e desobstrução.
Outras ações
Além das equipes da Subprefeitura, outras secretarias estão atuando no local: Sepe (Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos), SMSU (Secretaria Municipal de Segurança Urbana), SMDHC (Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania), SMS (Secretaria de Saúde com Consultório na Rua) e Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social), fazendo o cadastro e encaminhamento de pessoas em situação de rua.
As atividades da Smads nas praças Princesa Isabel, República e arredores têm o objetivo de proporcionar acesso aos serviços socioassistenciais e às demais políticas públicas desenvolvidas pela Prefeitura de São Paulo, bem como desencadear o processo de saída das ruas e promover o retorno familiar.
Cracolândia
A ação na Cracolândia mudou o endereço onde os dependentes químicos estão concentrados. Eles se reúnem agora na rua Helvetia e na rua Vitória, ambas nas proximidades da avenida São João.