Logo R7.com
RecordPlus

Prefeitura inaugura 1º coworking gratuito na periferia de São Paulo

Espaço de escritório comunitário é o primeiro desenvolvido pelo projeto Teia, que prevê abertura de mais estabelecimentos semelhantes na cidade  

São Paulo|Gabriel Croquer, do R7*

  • Google News
Outro coworking público deve ser inaugurado no bairro de Cidade Tiradentes, zona leste
Outro coworking público deve ser inaugurado no bairro de Cidade Tiradentes, zona leste

A Prefeitura abre nesta quarta-feira (22) o primeiro coworking gratuito e público na região do bairro Parada de Taipas, zona norte de São Paulo. O ambiente de trabalho funcionará dentro da Biblioteca Pública Érico Veríssimo.

O novo espaço terá vagas para 30 pessoas trabalharem simultaneamente, com computadores fixos, internet e salas para reunião. Segundo a SMDET (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho), o endereço passará também a ser local de cursos, palestras e mentorias com foco em empreendedorismo. 


Veja também: Nova lei permite regularizar quem trabalha com comida de rua em SP

O escritório inaugurado é o primeiro do projeto Teia, da Adesampa (Agência de Desenvolvimento Econômico de São Paulo), que pretende abrir coworkings públicos pela cidade de São Paulo. A proposta da agência vinculada à SMDET é de continuar construindo espaços semelhantes em locais periféricos da cidade, como contou Aline Cardoso, secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. 


De acordo com Aline, o projeto pretende diminuir a desigualdade na cidade com a movimentação da economia local das áreas mais pobres. Ela afirmou "que empreendedores da periferia sempre buscam parceiros nas regiões centrais", o que pode ser alterado com espaços públicos de trabalho em regiões afastadas do centro.

"A proposta do projeto Teia visa fortalecer a comunidade local, para que pessoas da região se articulem entre si", disse Aline, ressaltando o potencial de integração que a localização do novo coworking público possibilita.


Leia também

"Este coworking será inaugurado próximo a cinco escolas públicas e conjuntos habitacionais", ela explicou. Aline afirmou que escolas da região serão visitadas pelo órgão para incentivar o empreendedorismo entre os jovens.

Ainda de acordo com a secretária, o próximo espaço de trabalho público será aberto no bairro Cidade Tiradentes, zona leste da cidade.

*Estagiário do R7, com supervisão de Ana Vinhas

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.