Logo R7.com
RecordPlus

Presidente da Sabesp diz em inauguração de parque que rodízio "é pouco provável"

Ele descartou a ideia da parceria público-privada para dessalinização de água do mar

São Paulo|Do R7

  • Google News

O presidente da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Jerson Kelman, afirmou que o rodízio na região metropolitana da capital paulista é "pouco provável" e descartou a PPP (Parceria Público-Privada) para dessalinização de água do mar, que vinha sendo estudada pela Sabesp e pelo governo do Estado. Kelman acompanhou o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), na inauguração de um parque construído pela Sabesp na zona leste da capital.

"O rodízio é pouco provável", afirmou Kelman, ao ser questionado sobre a recuperação dos níveis dos principais mananciais que abastecem a região metropolitana, evitando entrar em maiores detalhes.


Em relação às PPPs que vêm sendo estudadas pela Sabesp para auxiliar no combate da crise hídrica, o executivo descartou o projeto de construção de uma usina de dessalinização de água do mar como alternativa, mas afirmou que a PPP para redução de perdas na rede da Sabesp continua sendo trabalhada. "A dessalinização é uma solução que pode ser boa em cidades litorâneas. Hoje, nosso problema de água é na região metropolitana de São Paulo, que fica a 700 metros de altitude e, portanto, tem outras alternativas economicamente mais atraentes do que dessalinização", afirmou.

Segundo Kelman, a Sabesp já trabalha com cerca de dez empresas para realizar reformas na rede, e quer ampliar essa parceria, considerada bem-sucedida, atraindo, possivelmente, companhias internacionais.


— Nós temos boas empresas e estamos discutindo como ampliar essa experiência. Temos cerca de dez trabalhando conosco e estamos conversando com outras, inclusive de atuação internacional.

O modelo de PPP que a Sabesp estuda prevê que a remuneração da empresa que atuar nas redes será associado ao sucesso da iniciativa, ou seja, à efetiva redução das perdas.


— Vamos pagar pelo resultado, e não pelo processo.

Atualmente, a Sabesp perde cerca de 19% de sua água tratada nas redes da região metropolitana.


Kelman e Alckmin participaram da inauguração do Parque Sabesp Cangaíba, com mais de 12 mil metros quadrados de área.

— A Sabesp é exemplo de uma empresa extremamente capacitada. Aqui foi investido praticamente R$ 5 milhões.

Alckmin destacou PPPs já em funcionamento para combater a crise hídrica, como o novo Sistema São Lourenço, que busca água a 83 quilômetros de distância. A previsão é de que, em 2017, a região metropolitana receba mais 6,4 metros cúbicos de água tratada por segundo desse sistema.

— E estamos terminando a licitação para a interligação da Bacia do Paraíba do Sul com a Bacia do Cantareira.

Ontem, Alckmin disse que o Estado do Rio de Janeiro tira água do Rio Paraíba do Sul para diluir esgoto, referindo-se à interligação das Represas Atibainha, uma das quatro do Sistema Cantareira, e Jaguari, que faz parte da Bacia do Rio Paraíba do Sul. No ano passado, São Paulo e Rio discutiram sobre a transposição, antes de chegarem a um acordo.

Leia mais notícias sobre São Paulo

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.