Princípio de tumulto é controlado em CDP na zona leste de São Paulo
Polícia atua na contagem dos detentos para conferir se há fugitivos e também na varredura da região do entorno da prisão, na zona leste da capital
São Paulo|Do R7, com informações da Agência Record
Presos do CDP (Centro de Detenção Provisória) Chácara Belém 1, na zona leste da capital, teriam provocado uma briga durante o banho de sol, na tarde desta quarta-feira (16), conforme informações da SAP-SP (Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo).
Leia também
Leia também: Mulher branca chama homem de 'macaco, preto, chimpanzé' em SP
De acordo com o secretário titula da pasta, Nivaldo Restivo, a confusão aconteceu na ala de progressão, onde estão os presos do regime semiaberto.
Cinco detentos ficaram feridos durante a briga e foram encaminhados a um hospital da região. Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária, eles não tiveram ferimentos graves.
O Grupo de Intervenção Rápida (GIR), formado por Agentes de Segurança Penitenciária, está na unidade fazendo a contenção. O helicóptero da Record TV flagrou os agentes realizando a contagem dos presos no pátio, onde tomam banho de sol.
Policiais militares da Força Tática e da Tropa de Choque também cercam a unidade para impedir possíveis fugas. Enquanto o helicóptero Águia 15 do Grupamento Aéreo da PM sobreoa o local.
Ainda segundo a SAP, não houve fugas e até o momento não há informações sobre a motivação do desintedimento.
Os reeducandos que se envolveram no tumulto passarão por Procedimento Apuratório Disciplinar, podendo perder o direito ao regime semiaberto, regredindo ao fechado.
A capacidade do Centro de Detenção Provisória I de Chácara Belém é de 853, porém atualmente há 1.080 presos.