Problema nos radares de aeroportos causou transtornos
Foram registrados atrasos, cancelamentos e voos tiveram de ser alterados na manhã deste sábado. A FAB informa que o problema foi no sinal do radar
São Paulo|Ingrid Navarro, da Agência Record
Um problema nos radares dos aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Viracopos causou cancelamentos e atrasos de voos na manhã deste sábado (16). Ao menos três voos foram cancelados.
De acordo com o painel de voos da Infraero do aeroporto de Congonhas, dos 72 voos programados até às 10h, houve 12 atrasos e dois cancelamentos. Já no aeroporto de Guarulhos, 11 voos previstos para decolarem atrasaram, e oito foram alternados para outros aeroportos. Em Viracopos, segundo o painel de voos, houve uma partida cancelada.
Procurada, a FAB (Força Aérea Brasileira) informou que "o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) adotou, desde as 8h15 deste sábado (16), ações de contingenciamento entre as aeronaves nas áreas de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Curitiba (PR). A adoção dessas ações de gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo foi necessária devido a um problema no sinal do radar da Área de Controle Terminal de São Paulo (APP-SP), o qual foi totalmente restabelecido às 9h20. Por conta disso, alguns voos sofreram alterações, sempre tendo como objetivo a manutenção de um elevado nível de segurança das operações."
Por meio de nota, a Latam Airlines Brasil informa que, "devido a questões técnicas no radar responsável pelos aeroportos de São Paulo na manhã deste sábado, oito voos da companhia foram impactados, sendo dois cancelados e seis alternados para Ribeirão Preto, Curitiba, Galeão e São José do Rio Preto. O funcionamento do radar já foi restabelecido, e as operações da companhia estão sendo normalizadas".
A Azul informou, também por meio de nota, que "em função de restrições no sistema de controle de tráfego aéreo em São Paulo, alguns voos da Azul foram cancelados ou atrasados. A companhia trabalha para minimizar os impactos e reforça que está prestando toda a assistência necessária, conforme prevê a resolução 400 da Anac. Os clientes estão sendo reacomodados em outros voos da própria Azul. Em caso de dúvidas, a empresa orienta fazer contato com a Central de Atendimento no 40031118 (para capitais e regiões metropolitanas) e 08008871118 (para demais localidades). Foram cancelados 16 voos até o momento.
Em contato com a GOL Linhas Aéreas, a empresa informou que nove voos da companhia foram alterados para outros aeroportos. Até o momento, na Avianca não retornou o contato da Agência Record.