Procon-SP fiscaliza preço de testes de Covid em 533 estabelecimentos
Governador João Doria determinou operação após denúncias de preço abusivo em meio à terceira onda da pandemia
São Paulo|Do R7
Desde o dia 14 de janeiro, as equipes do Procon-SP fiscalizaram 533 farmácias e laboratórios na capital e no interior do estado de São Paulo, em ação que investiga possíveis preços abusivos de testes de Covid-19 em meio ao aumento no número de casos de síndrome gripal por conta da variante Ômicron. A operação foi determinada pelo governador do estado, João Doria (PSDB), após denúncias contra estabelecimentos que cobravam mais que R$ 400 por teste.
Durante a fiscalização, os estabelecimentos que tenham tido aumento de preço deverão comprovar o que motivou essa alta e também mostrar quais eram os preços praticados antes da terceira onda da pandemia, que atualmente atinge todo o Brasil.
Durante a operação, que ocorre desde o dia 14 deste mês, os fiscais estiveram em 359 laboratórios (164 na capital e 195 no interior) e em 174 farmácias (45 na capital e 129 no interior). A ação do Procon-SP continuará nos próximos dias.
Os locais que não justificarem o aumento de preço e que estiverem praticando preços abusivos poderão ser punidos nos termos do Código de Defesa do Consumidor.