Projeto de revisão do Plano Diretor é apresentado na Câmara Municipal de SP
Vereadores discutiram durante sessão e divergiram sobre formas de debate das novas diretrizes
São Paulo|Do R7
Fernando de Melo Franco, secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, compareceu a sessão na Câmara Municipal de São Paulo nesta terça-feira (30) para falar sobre o projeto de revisão do Plano Diretor de 2002— lei que traça diretrizes básicas para o planejamento municipal, influenciando outros importantes mecanismos legais, como a Lei de Uso e Ocupação do Solo.
O secretário reiterou que o objetivo da Prefeitura é rever o plano com a participação da sociedade e declarou que o projeto é maior.
— O processo de revisão do Plano Diretor está em um objetivo mais abrangente para além do Plano Diretor e está [também] para a apreciação de outras leis importantes. Não temos uma proposta, a proposta terá que resultar desse processo de trabalho conjunto. Não é um plano de governo é um plano de cidade.
Franco apresentou o cronograma para a revisão do plano. Até 1° de junho serão realizadas 10 reuniões com a população, grupos de interesse, o governo e entidades da sociedade civil para avaliar o Plano de 2002. Depois disso, uma segunda etapa será aberta para a recepção de propostas pela prefeitura e serão
realizadas audiências públicas regionais. Somente depois dessas etapas é que será elaborado um projeto de lei que será enviado à Câmara.
Durante a sessão, os vereadores se exaltaram e divergiram sobre alguns pontos que envolvem o Plano. Floriano Pesaro (PSDB) destacou a importância de debater o Plano, “talvez o mais importante dos debates sobre o futuro da nossa cidade”, mas criticou a postura do poder Executivo e disse que está ocorrendo uma tentativa de “esvaziar” o poder da Câmara.
— O debate tem que se dar aqui na Casa e não com o poder executivo. Nós promovemos o debate politico com a sociedade (...). É um erro atropelar essa casa, faço um alerta.
Leia mais notícias de São Paulo
Associações de bairro já discutem novo Plano Diretor
Pesaro declarou ainda que os problemas da cidade se devem ao Plano Diretor e não à gestões anteriores.
— A cidade não está bem porque o Plano Diretor foi mal feito.
Arselino Tatto (PT), lementou “o nervosismo de Pesaro” e concordou com o projeto de revisão de Prefeitura.
— [O Plano Diretor] tem que ser discutido da forma como o secretario colocou, com participação ampla da sociedade. É depois caberá a nós, vereadores, votarmos.
O vereador Ricardo Young (PPS) disse temer que a Casa entre em um “debate político”.
— [Isso] pode tirar a oportunidade de discutir o Plano Diretor. Acho que devemos nos conter para não entrar no debate político porque é um assunto complexo e exige um mergulho de todos.
Andrea Matarazzo (PSDB), que presidia a mesa de discussão, finalizou destacando a importância do “confronto das ideias políticas e não políticas” e disse que é importante ter pressa na revisão do Plano Diretor “para que a cidade tenha condições de crescer e não atormentar o cidadão”.