PSDB quer vetar ciclovia de Haddad na avenida Paulista
Obra vai custar R$ 15 milhões e será feita no canteiro central da via
São Paulo|Do R7

O PSDB quer barrar o atual projeto de instalação da ciclovia da avenida Paulista. Dois pesos pesados do partido atacaram na quarta-feira (10), o plano do prefeito Fernando Haddad (PT): o vereador Andrea Matarazzo e o senador Aloysio Nunes Ferreira. Pelo Twitter, o senador chamou a decisão de Haddad de fazer 400 km de ciclovias até 2015 de "delírio autoritário".
No fim da tarde, o Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico), órgão estadual vinculado à gestão de Geraldo Alckmin (PSDB), divulgou nota informando que a implantação da ciclovia na avenida Paulista pretendida por Haddad depende de seu aval. O órgão técnico afirmou que a faixa passará em área próxima ao Masp (Museu de Arte de São Paulo), que é tombado. Por isso, qualquer intervenção em uma área de 300 metros a partir do Masp deve ser submetida ao conselho.
Ainda segundo a nota, o Condephaat "tem como prática analisar com prioridade os projetos de interesse público" que nenhuma proposta de intervenção sofrerá atraso por estar inserido em área de bem tombado.
Na terça-feira (9), em encontro de representantes dos órgãos municipal e do estadual de proteção ao patrimônio, o Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental) e o Condephaat, ficara decidido que a ciclovia não seria submetida a uma reunião ordinária do Conpresp.
Haddad: obra da ciclovia na Paulista deve durar 90 dias
Haddad quer inaugurar um trecho de ciclovia por semana em SP
Segundo a arquiteta Nádia Somekh, diretora do Departamento de Patrimônio Histórico da Prefeitura e presidente do Conpresp, quando uma obra não interfere nos aspectos históricos do elemento tombado, não se faz necessário submetê-la à aprovação no Conpresp.
— Portanto, a ciclovia da Paulista já tem a nossa anuência.
Após o aval do órgão, a gestão Haddad divulgou anteontem a versão final de seu projeto para a ciclovia. Ao custo de R$ 15 milhões, ela será feita no canteiro central da Paulista.
Câmara
Na Câmara Municipal, em reunião da Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente, o vereador Andrea Matarazzo (PSDB) pediu que as Secretarias de Planejamento e de Transportes apresentem os projetos de criação de ciclofaixas. O tucano disse não ser contra as faixas reservadas, mas criticou a forma como elas vêm sendo implantadas na cidade.
Para ele, há falta de projetos e de planejamento.
— É preciso estudo técnico para que ela seja criada. Não pode ser essa panaceia, em que se faz de tudo para os ciclistas e se esquece dos carros.
Carros oficiais invadem novas ciclovias de São Paulo
R7 enfrenta motoqueiros e buracos ao testar novas ciclovias de SP
O vereador critica o uso do canteiro central da Paulista, considerado "essencial para a segurança de pedestres e motoristas".
Implantação de ciclovias em SP gera dúvidas e divide opiniões:















