Logo R7.com
RecordPlus

Racionamento está 'totalmente descartado', diz Alckmin

Programa de descontos da conta proposto pela Sabesp ajudou a reduzir consumo de água  

São Paulo|Do R7

  • Google News

O governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou nesta terça-feira (18), que a redução no consumo de água aumentou entre os dias 9 e 16 de fevereiro, na segunda semana do programa proposto pela Sabesp para incentivar o uso consciente de água. Alckmin também disse que a possibilidade de racionamento está "totalmente descartada".

Em visita a um conjunto habitacional em Carapicuíba, na Grande São Paulo, comentou sobre a contenção. 


— A economia começou (na primeira semana) com 500 litros por segundo, ou seja, meio metro cúbico por segundo, e agora (na segunda semana) chegamos ao recorde de 2,12 metros cúbicos por segundo.

Leia mais notícias de São Paulo


O programa prevê que aqueles que diminuírem em 20% o consumo de água terão mais 30% de bônus, o que, conforme Alckmin, representa uma redução de quase 50% na conta de água.

— A boa notícia foi a resposta da população.


De acordo com o governador, cada metro cúbico abastece 300 mil habitantes.

— Então a economia 2,12 metros cúbicos por segundo permite abastecer uma cidade como Osasco ou São José dos Campos apenas com o uso racional da água".


Alckmin também afirmou que hoje "está totalmente descartada" a possibilidade de racionamento de água na Região Metropolitana de São Paulo.

— Se tivermos uma boa colaboração da população com entendimento do uso racional da água, eu espero que não (necessidade de ocorrer racionamento).

O governador disse ainda que a queda de 0,1% do nível de abastecimento do Sistema Cantareira nesta terça-feira sinaliza estabilidade.

Lembrando que São Paulo vive a pior seca dos últimos 84 anos neste verão, o governador afimou que São Paulo deve ter poucas chuvas.

— Nós devemos ter alguns dias de pouca chuva e, a partir do fim de semana, chuvas intensas. Agora precisa ver onde cai a chuva.

Sistema Cantareira

O índice de armazenamento de água do Sistema Cantareira voltou a cair nesta terça-feira e atingiu um novo recorde negativo, chegando a 18,4% da sua capacidade. O nível é o pior já registrado desde o início de operação do sistema, em 1974. Na segunda-feira (17), os reservatórios do Cantareira contavam com 18,5% da capacidade, mesmo índice registrado no domingo.

Com a estiagem atípica deste verão, no primeiro mês do ano, choveu 87,8 mm, quando a média histórica é de 259,9 mm. Até ontem, a chuva acumulada em fevereiro foi de 47,7 milímetros — equivalente a 23% da meta esperada para todo o mês, de 202,6 mm.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.