Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Recordes de temperatura mínima em SP: saiba até quando vai o frio

Presença do ar frio de origem polar reduziu o nível de umidade no estado, condição que permanece por alguns dias

São Paulo|Do R7


A cidade de São Paulo registrou, na terça-feira (16), pelo segundo dia consecutivo, um novo recorde de temperatura média mínima, de 9,8°C, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas). O frio foi ainda mais intenso na região de Socorro/Parelheiros, na zona sul, onde os termômetros atingiram 3,9°C, a menor mínima absoluta do ano.

Até então, a madrugada mais fria havia sido a de segunda-feira (15), com 10,9°C de média na cidade. Já o menor valor absoluto, de 5,6°C, havia sido notificado no dia 21 de abril, também na região de Parelheiros. De acordo com o CGE, o frio não deve cessar ao longo dos próximos dias.

Semana marcada por frio

A capital paulista permanece em estado de atenção para baixas temperaturas, decretado pela Defesa Civil Municipal na última quinta-feira (11). A semana segue sem previsão de chuva, com tardes ensolaradas e madrugadas frias, não só na capital, como em outras cidades das Grande São Paulo.

O ar seco reduz os índices de umidade do ar, com valores mínimos entre 30% e 40%.


· Compartilhe esta notícia no Whatsapp

· Compartilhe esta notícia no Telegram


Nesta quarta-feira (17), também não há previsão de chuva para a capital e a região metropolitana. A madrugada mais uma vez registrou sensação de frio, com termômetros na casa dos 12°C. A temperatura máxima atinge os 22°C no período da tarde, com taxas mínimas de umidade do ar ao redor dos 35%.

Na quinta-feira (18), o cenário atmosférico se mantém inalterado. Deve fazer frio no decorrer da madrugada com termômetros em torno dos 12°C. A presença do sol entre poucas nuvens reduz a sensação de frio durante a tarde, que deve registrar máxima de 22°C e percentuais mínimos de umidade do ar próximos aos 40%.


Baixas temperaturas registradas no estado

Na segunda-feira, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou 5°C em Rancharia, 5,8°C em Barra do Turvo, 6,3°C em Ituverava, 7,5°C em Itapira, 8,8°C em Piracicaba, 8,9°C em Barueri e 8,5°C em São Luiz do Paraitinga.

De acordo com a Climatempo, a presença do ar frio de origem polar sobre São Paulo reduziu o nível de umidade no ar em todo o Estado, além de ter acarretado queda da temperatura. Valores de umidade relativa do ar entre 11% e 20% devem ser observados ao longo da semana em várias regiões do estado de São Paulo.

Isso porque, com o aquecimento natural do ar e sem expectativa de chuva pelo menos até o fim de semana, a umidade relativa tende a baixar.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.