Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rodrigo Garcia recebe Tarcísio de Freitas na primeira reunião de transição do governo de São Paulo

Equipe do governador eleito montou escritório de trabalho em prédio perto do Palácio dos Bandeirantes, na zona sul

São Paulo|Do R7, com informações da Agência Estado

O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, e o governador eleito Tarcísio de Freitas
O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, e o governador eleito Tarcísio de Freitas O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, e o governador eleito Tarcísio de Freitas

O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), recebeu na tarde desta quinta-feira (17) o governador eleito Tarcísio de Freitas (Republicanos) no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, para a primeira reunião de transição. Tarcísio foi eleito nas eleições de outubro e assumirá o comando do estado no dia 1º de janeiro de 2023.

Da reunião também participaram secretários e os líderes da transição dos dois grupos. O atual governo será representado ao longo do processo pelo secretário de Governo, Marcos Penido. Já o grupo de Tarcísio será comandado por Guilherme Afif Domingos, ex-assessor especial do ministro da Economia, Paulo Guedes, e coordenador do plano de governo de Tarcísio.

A nova equipe montou um espaço de trabalho em um edifício na região da avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, a poucos quilômetros do Palácio dos Bandeirantes. 

A expectativa era que, com a reunião desta terça, as duas partes pudessem estabelecer diretrizes para o processo de transição, definir o restante das equipes e a abordagem dos temas.

Publicidade

Primeira transição após duas décadas

A transição ocorre após um período de mais de 20 anos anos de governos do PSDB em São Paulo, em série inaugurada por Mário Covas.

Tarcísio esteve em férias nos Estados Unidos e ainda passou por Brasília antes de iniciar a transição em São Paulo.

Publicidade

Ao Estadão/Broadcast Político, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, Afif confirmou que a reunião definirá tarefas e estruturas de trabalho, além do local indicado para sediar a equipe de transição. Já Rodrigo Garcia deve fazer um balanço de governo e apresentar o status das políticas e orçamento das secretarias de governo.

Ao contrário do que ocorre na esfera federal, São Paulo não tem uma lei que rege a transição entre governos. Há apenas um decreto que faculta ao eleito manifestar interesse na composição de uma equipe.

Publicidade

Isso faz com que seja incerto o número de pessoas que de fato devem compor o processo de transição no estado. Há a expectativa, porém, que alguns quadros cotados para cargos em secretarias acompanhem as discussões.

Tarcísio já indicou nomes que estarão no governo, como Guilherme Afif, o médico Eleuses Paiva, Rafael Benini, que atuou na Agência de Transporte do Estado de São Paulo, e a engenheira Priscilla Perdicaris.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.