Sabesp reduzirá tarifas de todos os clientes após privatização, anuncia governo de SP
Novo modelo da companhia prevê que valores sempre ficarão abaixo dos que seriam praticados pela gestão estatal
São Paulo|Do R7
As tarifas de água e esgoto da Sabesp ficarão mais baratas após a privatização da companhia de saneamento, anunciou o governo de São Paulo na quarta-feira (17).
Consumidores que têm tarifas social e vulnerável serão os mais beneficiados, com uma redução de 10%. Os clientes residenciais terão queda de 1% no preço da tarifa, enquanto os comerciais e industriais, 0,5%.
O anúncio foi feito pelo governador Tarcísio de Freitas durante a apresentação do novo modelo de concessão da Sabesp, que determina que as tarifas da companhia sob gestão privatizada sempre ficarão abaixo do valor que seria praticado sob controle estatal e serão calculados pela Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo).
Em relação às tarifas social ou vulnerável, também caberá à agência reguladora o levantamento de clientes que estão registrados no CADÚnico que têm direito ao benefício.
Pessoas que tenham renda familiar per capita entre R$ 218 e R$ 706 podem solicitar esse desconto.
“O que a gente quer é um saneamento mais barato, melhor, mais rápido e para todos. O saneamento vai ficar mais barato? Vai porque a gente já definiu o percentual de desconto na tarifa social e vulnerável. É um desconto extremamente relevante, a gente está falando em 10% e consegue garantir isso”, afirmou o governador.