Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Saiba o que abre e o que fecha em SP no feriado desta sexta-feira (9)

Com a comemoração do dia da Revolução Constitucionalista de 1932, equipamentos públicos sofrem alterações no funcionamento

São Paulo|Do R7

Nesta sexta (9) é comemorado o dia da Revolução Constitucionalista de 1932, no estado de São Paulo
Nesta sexta (9) é comemorado o dia da Revolução Constitucionalista de 1932, no estado de São Paulo Nesta sexta (9) é comemorado o dia da Revolução Constitucionalista de 1932, no estado de São Paulo

A comemoração do feriado do dia da Revolução Constitucionalista de 1932, nesta sexta-feira (9), altera o funcionamento de equipamentos e serviços públicos no estado de São Paulo e na capital. Veja a seguir o que abre e o que fecha.

Saúde

Os hospitais estaduais manterão o funcionamento normal com atendimento de casos de urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros como nos setores de internação e centros cirúrgicos.

As Farmácias de Medicamentos Especializados, conhecidas como “de alto custo”, ficam fechadas no feriado e reabrem normalmente na segunda-feira (12). O mesmo ocorre com as farmácias Dose Certa, que retomam o funcionamento também na segunda, das 8h às 17 horas.

Leia também

Os atendimentos nos AMEs (Ambulatório Médico de Especialidades) não terão expediente na sexta, assim como o CRI Norte (Centro de Referência ao Idoso) e o IPGG (Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia) na Zona Leste.

Publicidade

Na capital, os hospitais, prontos-socorros, AMAs (Assistências Médicas Ambulatoriais) 24h e as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) funcionarão integralmente, de forma ininterrupta.

As AMAs/UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Integradas, estarão abertas das 7h às 19h e serão postos de vacinação contra a covid-19, aos públicos elegíveis.

Publicidade

Neste feriado, as 468 UBSs da capital também estarão abertas, das 7h às 19h, somente para vacinação. Habitualmente feita em escolas e estabelecimentos de ensino, a vacinação contra a gripe será realizada, excepcionalmente nesta sexta-feira, nas UBSs, em salas separadas da imunização contra a covid-19.

Pró-Sangue

Os postos de doação da Fundação Pró-Sangue permanecerão fechados no feriado, retomando os atendimentos no sábado (10), com exceção da unidade das Clínicas, que funcionará tanto na sexta quanto no sábado, das 8h às 17h. 

Publicidade

Rodízio na capital

Como o rodízio noturno para veículos de passeio vigora inclusive aos feriados, o novo horário já será aplicado no feriado da Revolução Constitucionalista, das 23h de sexta-feira às 5h de sábado para carros com placa final 9 e 0.

O rodízio para caminhões e as restrições da ZMRC (Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões) e da ZMRF (Zona de Máxima Restrição aos Fretados) estarão suspensas. A Zona Azul funcionará de acordo com a sinalização de cada local na sexta.

CPTM, Metrô, EMTU e SPTrans

Durante o feriado, a operação nas empresas ligadas à STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos) segue de acordo com o calendário de feriado. Confira abaixo:

CPTM

Na sexta-feira, as sete linhas da CPTM vão operar com oferta de trens semelhante a de um sábado. No sábado e no domingo a circulação será normal para cada dia em todas as linhas, com exceção da Linha 12-Safira, que continua a operação especial para obras de melhoria. 

EMTU

As linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela EMTU-SP nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Sorocaba e Vale do Paraíba e Litoral Norte seguirão a programação horária de domingo. Já as linhas que atendem a Baixada Santista terão a operação do feriado equivalente à programação dos sábados. No fim de semana (10 e 11/7), a operação é normal.

Metrô

Durante o feriado, as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 4-Amarela e 5-Lilás vão funcionar com oferta de trens equivalente a um domingo. 

Já a Linha 15-Prata terá paralisação parcial na sexta (9) e no domingo (11). Entre 4h40 e 14h, a linha estará fechada para a realização de testes do sistema de controle e os passageiros terão a opção dos ônibus gratuitos do Paese entre São Mateus e Vila Prudente. 

SPTrans

Os postos de venda e atendimento localizados em terminais municipais e estações do Expresso Tiradentes funcionarão normalmente no horário das 6h às 20h30, nesta sexta-feira. Os postos Central, Santana, Jabaquara e a Loja Augusta estarão fechados.

A circulação dos ônibus no feriado será equivalente à frota de sábado.

Poupatempo

Os postos do Poupatempo estarão fechados nesta sexta. O atendimento presencial ao público retorna no sábado (10), mediante agendamento prévio. Para agendar data e horário em uma das 82 unidades no estado e conferir informações sobre horários e endereços, basta acessar o portal ou baixar o aplicativo Poupatempo Digital.

Sabesp

Os serviços emergencais da Sabesp funcionam durante 24h neste feriado. Os serviços podem ser solicitados pela Central de Atendimento Telefônico, no telefone 195 para região metropolitana de São Paulo e região Bragantina, ou 0800 055 0195 para demais cidades do interior e litoral, além do site da Sabesp. Não haverá expediente no feriado para serviços comerciais. 

Os postos da Sabesp nas unidades do Poupatempo na capital, Grande São Paulo, Guarujá, Praia Grande, Santos, São Vicente e São José dos Campos, estarão fechados neste feriado. O atendimento volta no sábado no horário normal de cada unidade. 

Defesa Civil

A Defesa Civil informa que manterá seu atendimento no feriado por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências, pelo telefone 2193-8888.

Bom Prato

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social, os restaurantes da rede Bom Prato abrem normalmente no feriado de 9 de julho.

A gratuidade para pessoas em situação de rua foi prorrogada até o dia 31 de julho, para pessoas devidamente cadastradas pelos municípios. A rede oferece três refeições diárias em todas as 59 unidades, inclusive aos finais de semana e feriados.

Enel

Apenas as lojas da Enel de atendimento presencial em Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e Santo André funcionarão. As respectivas prefeituras já haviam antecipado o feriado. Os demais pontos de atendimento estarão fechados. Todas as lojas reabrem normalmente na segunda-feira (12).

Na capital

Confira abaixo como fica o funcionamento dos serviços municipais durante o feriado:

Cultura

As bibliotecas municipais estarão fechadas. As Casas de Cultura funcionarão das 11h às 19h, com exceção da Raul Seixas, que fica aberta de acordo com o Parque Raul Seixas

O Centro de Culturas Negras estará com a área do parque aberta das 7h às 21h, mas o auditório estará fechado. No sábado (10) e no domingo (11) a área do parque funcionará das 7h às 21h e o auditório 11h às 18h.

O Centro Cultural Grajaú estará aberto das 8h às 17h com o Mega Posto de Vacinação.

Cate

A rede de 25 Cates (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo) estará fechada, assim como não haverá atendimento do Cate Móvel. Os atendimentos dos 35 postos da Ade Sampa e da rede de coworking Teia também estarão fechados.

Direitos Humanos

A Divisão de Localização Familiar e Desaparecidos estará com o posto fechado, mas seguirá atendendo pelo WhatsApp, no número (11) 97549.9770.

Os conselhos tutelares de cada região podem ser acionados por meio de plantão telefônico, conforme a relação à disposição pelo site da SMDHC(Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania).

A Casa da Mulher Brasileira segue de portas abertas 24 horas com atendimento de segunda a segunda, na rua Vieira Ravasco, 26, no Cambuci.

Educação

Não haverá aulas na rede municipal nesta sexta. Este é um dos feriados que não foram adiantados no ano passado como medida de contenção do coronavírus, por isso está em vigor.

Esportes

Os CDCs (Centros Esportivos e os Clubes da Comunidade) estarão abertos das 6h às 18h. Apenas o Centro de Esportes Radicais que vai funcionar das 6h às 14h no feriado e no final de semana.

Hospitais veterinários

Neste feriado, os hospitais veterinários das zonas norte, leste e sul ficarão fechados. O atendimento prioritário às urgências e emergências retorna na segunda-feira (12), com limitação de acesso a apenas um munícipe por animal.

Unidades:

Hospital Veterinário da zona zorte - Av. General Ataliba Leonel, nº 3.194 - Parada Inglesa

Hospital Veterinário da zona leste - Av. Salim Farah Maluf, esquina com rua Ulisses Cruz, lado par - Tatuapé

Hospital Veterinário da zona sul - rua Agostino Togneri, n° 153 – Jurubatuba

Fab Lab Livre SP, Telecentros e Descomplica

As unidades do Descomplica SP, Telecentros e Fab Lab Livre SP estarão fechadas na sexta-feira, retornando o atendimento a partir de segunda-feira. Exceto os telecentros Brasilândia B3, Bezerra de Menezes, CEU Butantã UAB e Castro Alves, que atenderão no sábado.

Pessoa com deficiência

As Centrais de Intermediação em Libras funcionam normalmente. Os equipamentos realizam a mediação na comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e surdos no atendimento em qualquer serviço público instalado na cidade de São Paulo.

Verde e Meio Ambiente

Os parques municipais estarão abertos das 6h às 18h, com todos os protocolos sanitários já existentes. Os viveiros municipais permanecem com as visitações suspensas, por conta da pandemia da covid-19, assim como o Planetário do Carmo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.