Estudo quer identificar quantas pessoas estão com coronavírus mas não sabem
Reprodução / Record TVMoradores de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, que não apresentam sintomas da covid-19, serão testados. O objetivo do estudo é identificar quem está contaminado e pode, sem ter a mínima ideia, ajudar na transmissão do novo coronavírus. As informações são da Record TV.
Os testes rápidos devem começar já na semana que vem. Eles foram doados por um grupo de empresas da região. A ideia é testar mil pacientes que estejam nas Unidades de Pronto Atendimento, mas que não apresentem nenhum sintoma da doença.
Leia mais: Cidades de SP montam hospitais de campanha para combate à covid-19
Os testes são feitos com muco do nariz e garganta e serão realizados pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) e pela Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto).
A cidade tem até agora 20 casos confirmados da doença e 500 mil habitantes. O secretário de Saúde do município, Aldenis Borim, explica a intenção do estudo: "Vamos fazer isso para saber o quanto esse vírus tá circulando, em que quantidade atinge a população sem sintomas, daí eu posso me preparar".
Veja também: Com alta na demanda, cemitério de São Paulo abre 90 covas por dia
A equipe responsável pela pesquisa acredita que detectar o percentual de pessoas assintomáticas pode impedir o aumento do número de casos da covid-19. Com isso, as autoridades podem adotar medidas de contenção de propagação do vírus.