Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

São Paulo continua aplicando 1ª dose contra Covid em crianças

Apenas imunizantes da Pfizer e da CoronaVac são autorizados pela Anvisa para vacinação de menores de 18. Adultos recebem reforço

São Paulo|Do R7

Vacinação infantil prossegue nesta quarta-feira (9) em SP
Vacinação infantil prossegue nesta quarta-feira (9) em SP Vacinação infantil prossegue nesta quarta-feira (9) em SP

A prefeitura de São Paulo continua aplicando a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus nas crianças de 5 a 11 anos nesta quarta-feira (9). O público infantil deve ir com os pais ou responsáveis às unidades de saúde para receber o imunizante.

O esquema vacinal do público infantil prevê duas doses, que podem ser da vacina da Pfizer ou da CoronaVac, os únicos imunizantes autorizados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para a vacinação de menores de 18 anos. Crianças de 5 a 11 anos imunocomprometidas devem ser imunizadas exclusivamente com a vacina Pfizer pediátrica.

A Prefeitura de São Paulo seguiu a recomendação do Instituto Butantan e ampliou de 14 para 28 dias o intervalo entre a primeira e a segunda dose da CoronaVac. Já o intervalo entre as doses da Pfizer é de 56 dias, ou oito semanas.

Segundo a Anvisa, por precaução a dose para crianças não deve ser administrada junto com outras vacinas do calendário infantil. A agência recomenda um intervalo de 15 dias para a aplicação de outro imunizante.

Publicidade

Dose de reforço

A capital paulista segue oferecendo a terceira dose para adultos que completaram o esquema vacinal há pelo menos quatro meses. Além de ir a AMAs e UBSs, o público pode procurar megapostos, drive-thrus e farmácias parceiras.

Vacinados com a Janssen também recebem a dose adicional. O reforço nesse público é dado com intervalo mínimo de dois meses. Na falta do imunizante da Janssen, a pessoa pode tomar a dose adicional da Pfizer.

Publicidade

Vale lembrar ainda que a cidade mantém a imunização com a primeira e a segunda doses dos maiores de 18 anos e dos adolescentes de 12 a 17 anos.

Postos de vacinação

As vacinas são oferecidas das 8h às 17h nos megapostos, drive-thrus e farmácias parceiras e das 7h às 19h em UBSs e AMAs/UBSs Integradas.

Publicidade

Filômetro e pré-cadastro

O site De Olho na Fila ajuda a evitar aglomerações ao exibir a movimentação de pessoas nas unidades. A ferramenta também informa quais imunizantes estão disponíveis para a aplicação da segunda dose e mostra a disponibilidade da vacina pediátrica.

Além disso, fazer o preenchimento do pré-cadastro no site Vacina Já agiliza o tempo de atendimento nos postos de vacinação.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.